
Apesar do mau tempo (chuva, vento e frio) que obrigou ao cancelamento da zona animal, a Festa do Queijo da Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, mesmo assim, atraiu milhares de pessoas ao centro da cidade.
O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, juntamente com José Francisco Rolo (presidente do Município) e o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) inauguraram formalmente o certame, com o “cortar da fita” a ser testemunhado por diversas entidades convidadas, entre elas, o presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino, a representante da Entidade de Turismo do Centro, Anabela Freitas, o vice-presidente da Confraria do Queijo Serra da Estrela, João Madanelo, o presidente da ESTRELACOOP, Joaquim Lé de Matos, do presidente da ANCOSE, Manuel Marques, e o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde (Município convidado do certame) António José Brito.
Frisando que a Festa do Queijo (…) «homenageia os pastores e as queijeiras», José Francisco Rolo sublinhou, por isso (…) «o esforço de quem labuta para que se consiga um produto de excelência da gastronomia portuguesa». «São a razão de ser desta feira», vincou.
Dirigindo-se aos expositores – a edição deste ano contou com 200 expositores, entre os quais 6 produtores de Queijo Serra da Estrela – o presidente da Câmara Municipal apontou que são eles (…) «que dão corpo e dimensão» à Feira/Festa, uma iniciativa que, reconheceu, promove não só o concelho de Oliveira do Hospital como (…) «a região da Serra da Estrela e a Região de Coimbra e a Região Centro como destino apelativo».
Mas, por outro lado, reconheceu que a pastorícia e o fabrico do queijo são uma actividade (…) «que precisa de ser estimulada». Nesse sentido referiu o recente protocolo assinado com a ANCOSE (ver caixa), vincando que (…) «é importante trazer mais gente para este sector», aludindo ainda ao facto que a agro-pastorícia tem um papel importante na (…) «protecção de um território vulnerável aos incêndios». «O país tem uma dívida para com esta gente, que trabalha de sol a sol», afirmou.
Por o primeiro dia do certame ter coincidido com o Dia da Mulher, o Secretário de Estado do Turismo começou por parafrasear Almeida Garrett: «Há três espécies de mulheres neste mundo: a mulher que se admira, a mulher que se deseja, e a mulher que se ama», numa homenagem às mulheres em geral e às queijeiras em particular.
Num registo mais institucional, Pedro Machado sublinhou que (…) «quem produz não pode ficar no final da linha». «Esta será a minha luta», disse, ao admitir que o Governo (…) «tem que criar os investimentos para serem colocados ao serviço das comunidades», para serem criadas condições para a fixação de empresas e pessoas porque, admitiu (…) «estes territórios são o luxo do século XXI»..
José Francisco Rolo fez um balanço positivo do certame. «A feira faz-se grande porque de facto há pessoas que continuam a vir e há vários produtos ao dispor das pessoas e as pessoas estão a aproveitar». Para o autarca (…) «isto também é uma demonstração de resistência e de força da feira». «Quer chova, quer faça sol, a feira continua a ter pujança», disse à Rádio Boa Nova, observando que a zona de restauração da feira se manteve “cheia”, tal como (…) «toda a zona envolvente» e a meio da tarde de domingo também era (…) «difícil transitar até à zona central da feira», o que foi revelador da capacidade de atracção do certame.
O evento onde o Queijo Serra da Estrela voltou a ser rei, primou pela presença de uma grande diversidade de iguarias, com destaque para o mega requeijão que foi servido aos visitantes no final do certame, assim como de uma forte componente cultural. O programa Domingão da SIC também animou o evento que promete voltar para o ano com outras novidades.