Oliveira do Hospital festejou 30 anos da elevação a cidade

José Francisco Rolo enalteceu o empenho do malogrado presidente da Câmara César de Oliveira para que Oliveira do Hospital tenha conseguido ser elevada à categoria de cidade

Uma sessão e um concerto comemorativo realizados no salão nobre dos Bombeiros Voluntários, assinalaram ao final da tarde deste domingo, a elevação de Oliveira do Hospital à categoria de cidade (ver caixa).

Volvidos 30 anos, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, recordou a importância da elevação a categoria de cidade para a promoção e dignificação de Oliveira do Hospital, de todo o território do Município e das pessoas.

Nesse sentido, o autarca recordou também o ciclo de desenvolvimento que o concelho conheceu durante o mandato do executivo de César Oliveira, enaltecendo todo o seu empenho para que Oliveira do Hospital tenha conseguido ser elevada à categoria de cidade.

Frisando que no início dos anos 90 a presidência de César Oliveira foi, de facto (…) «uma verdadeira lufada de ar fresco para todo o concelho», José Francisco Rolo registou igualmente todo o empenho dos deputados de diferentes partidos políticos que, na Assembleia da República, deram também o seu importante contributo (…) «para que hoje estejamos a assinalar os 30 anos da elevação de Oliveira do Hospital a cidade».

«Foi um feito de que todos nos devemos orgulhar e, à semelhança do ciclo virtuoso de desenvolvimento que aconteceu nos mandatos de José Carlos Alexandrino, também hoje trabalhamos diariamente para continuar a projetar a cidade Oliveira do Hospital para um patamar de excelência», sublinhou José Francisco Rolo.

Por ocasião do trigésimo aniversário da elevação de Oliveira do Hospital a cidade, o presidente da Câmara Municipal deixou também uma palavra de agradecimento a todos os presidentes de Câmara e autarcas que (…) «durante estes trinta anos, contribuíram para o desenvolvimento da cidade e do concelho», concluiu.

Recorde-se que o concerto evocativo esteve a cargo da Orquestra Music’Arte e Coro Voz’Arte, da Associação Sons da Arte.

Cidade de Oliveira do Hospital

Corria o ano de 1993 quando foi publicada em Diário da República, através da Lei 23/93, de 2 de Julho, a elevação da vila de Oliveira do Hospital à categoria de cidade, após apresentação do Projecto de Lei N.º 156/VI, numa iniciativa subscrita pelos deputados à Assembleia da República António Campos (PS), Luís Pais de Sousa (PSD), João Amaral (PCP) e Manuel Queiró (CDS).
Nessa data histórica, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital era presidida por César Oliveira, tendo sido um acontecimento felicitado por diversas autarquias e entidades de âmbito local, regional e nacional.
Conforme exposição do Projecto de Lei, a elevação da vila de Oliveira do Hospital à categoria de cidade, já há época era encarada como fundamental para “consolidar o seu estádio de desenvolvimento e para estimular os seus habitantes e órgãos representativos na procura de soluções para os desafios que se apresentavam com a aproximação da entrada num novo milénio”.