Teve início na última quinta-feira, 22 de Junho, a quarta formação promovida pelo Município de Oliveira do Hospital de qualificação dos profissionais de cozinhas e outros trabalhadores do sector da restauração.
A formação decorre em três dias, 22 e 29 de Junho e dia 6 de Julho, na Cozinha Pedagógica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, e o objectivo da iniciativa passa por dotar os formandos – provenientes de vários locais – de mais e melhores conhecimentos em cozinha tradicional, através da valorização dos produtos locais, contando com a experiência do formador Jorge Fernandes.
Nas aulas são abordadas técnicas de recriação de pratos tradicionais, com uso de diferentes técnicas e produtos. O reconhecimento e a importância da conjugação de sabores e texturas é outra das temáticas, a par com a valorização do empratamento.
Recorde-se que a formação está inserida no conjunto de iniciativas gratuitas, destinadas a profissionais das áreas da Hotelaria e da Restauração, a decorrer desde Maio em Oliveira do Hospital, no âmbito de um protocolo entre o Município e o Turismo de Portugal.
Sob orientação de formadores da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, as formações decorrem no âmbito do plano formativo do “Programa Formação + Próxima” do Turismo de Portugal.