OLIVEIRA DO HOSPITAL: GALA DO DESPORTO – Município distinguiu excelência desportiva

A excelência e a diversidade desportiva do concelho, que se destacou na última época e ao longo da carreira, foi distinguida na Gala do Desporto de Oliveira do Hospital, no dia 2 de fevereiro, no Pavilhão Serafim Marques, em São Paio de Gramaços.

A nona edição da Gala do Desporto de Oliveira do Hospital voltou a reconhecer e a homenagear publicamente personalidades ligadas ao desporto, aos clubes e associações desportivas de Oliveira do Hospital que se destacaram na época desportiva 2022/2023 ou durante a carreira, contribuindo, assim, para o desenvolvimento desportivo e formativo que o desporto assume perante os jovens do concelho.

Este evento, segundo o vereador da Câmara Municipal com o pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro “celebra a dedicação e a capacidade de superação” de quem contribui para a dinâmica desportiva” de Oliveira do Hospital.

“Os reconhecimentos atribuídos muito nos honram. São o exemplo da perseverança, tenacidade e de sacrifício”, afirmou Nuno Ribeiro.

No que se refere à época transata, pautada por “muitas conquistas”, o vereador reforça que estes ganhos foram possíveis “graças ao enorme empenho e dedicação de todos os agentes desportivos envolvidos” no processo de preparação e de competição.

“É momento também para enaltecer o importante trabalho do movimento associativo e dos dirigentes que contribuem para a prática desportiva e para a formação integral de centenas de crianças e jovens e um momento de reforço da motivação para atletas, treinadores, dirigentes e famílias”, acrescentou.

O compromisso do Município com o Desporto “tem sido possível, graça ao trabalho que é feito em parceria” com a massa associativa desportiva do concelho, “e com isso também tem sido possível” manter a bandeira de ´Município Amigo do Desporto, galardão promovido pela Plataforma Cidade Social.

O responsável pelo Desporto do Município notou ainda que “é indispensável que se continue a defender o bom planeamento, a disciplina e a organização”, assim como “uma gestão equilibrada e conscienciosa dos recursos”.

“Com isto, renovo o apelo para uma educação para os valores do desporto, cultivada desde tenra idade, por forma a transformar mulheres e homens em melhores seres humanos. A excelência no desporto só se alcança com treino árduo, sacrifício, persistência, vontade e entrega abnegada de atletas e de toda a equipa técnica, bem com das famílias”.

A Gala do Desporto de Oliveira do Hospital e “um momento nobre de reconhecimento público e de elevação do Desporto”, segundo o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

“Com o valioso contributo que é dado, mostramos que temos um concelho vivo, com muita dinâmica desportiva e que, todos juntos, estamos a trabalhar para prestigiar e levar o nome de Oliveira do Hospital cada vez mais longe”.

Para o presidente da autarquia, Oliveira do Hospital “tem grande atletas, grandes equipas e grande dirigentes, com grande empenho e capacidade perante os desafios” e “uma enorme dedicação”, que se estende à postura dos clubes e das famílias perante a causa desportiva e que tem sido “fundamental ao nível da formação física e intelectual dos nossos jovens e no desenvolvimento de cidadãos”.

O Município, referiu José Francisco Rolo, “tem feito um grande investimento no apoio ao desporto e em prol de uma equipa comum, a equipa de Oliveira do Hospital”.

Um investimento, reforça, “que terá sempre um grande retorno, ao nível da formação de jovens, como na criação e na promoção de estilos de vida saudáveis”.

A conduzir a Gala do Desporto de Oliveira do Hospital estiveram Yolanda Ribeiro, vocalista do Grupo AF, e o antigo profissional de futebol Ricardo Monteiro, conhecido por “Tarantini”, vencedor do Prémio “Ética no Desporto 2018”, através do Projeto “A Minha Causa”.

A música esteve em destaque com as atuações do Grupo STIV, Orquestra Comunitária de Oliveira do Hospital e Orquestra Cultus Musicae e o jovem cantor Oliveirense Rafael Abrantes, que recentemente participou no programa The Voice, da RTP.

Ao longo da noite decorreram ainda exibições da Escola de Dança E-motion, OHSports Patinagem Artística e do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital e um momento de comédia com a dupla Toino & Laurinda. 

Em Oliveira do Hospital são praticadas 15 modalidades diferentes, e mobilizados mais de sete centenas de jovens. A atribuição das distinções na Gala do Desporto resulta de um processo de avaliação e seleção da responsabilidade de uma comissão de avaliação, constituída por elementos representantes de clubes federados do concelho e por dois convidados.

Para esta eleição, o público também teve voz ativa, uma vez que foi lançado o desafio à comunidade de fazer propostas de nomeações às categorias definidas pela comissão de avaliação.

Naquela que foi uma noite de emoção e festa no pavilhão que acolhe o Sampaense Basket, e que teve transmissão em direto nas redes sociais através da página de Facebook do Município de Oliveira do Hospital, foram atribuídos prémios nas seguintes categorias:

Treinador do Ano Formação – António Muge – ARCED – Escola de Futebol & Futsal de Oliveira do Hospital
Atleta do Ano Formação – Roberto Carvalho – FCOH – Futebol Clube de Oliveira do Hospital
Prémio de Mérito Formação – FCOH Sub13 – Futebol Clube de Oliveira do Hospital; Classe GPT – Clube Ginástica de Oliveira do Hospital
Equipa Formação – ARCED – Escola de Futebol & Futsal de Oliveira do Hospital
Prémio de Mérito Desporto Escolar –  Francisco Garcia – EPTOLIVA; Samuel Amaro – AEOH – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital
Atleta Jovem Revelação do Ano –  Afonso Gouveia – ARCED; Anouk Kievit – Sampaense Basket; Bárbara Henriques – Associação Desportiva OHSPORTS – Patinagem Artística; Carmina Madeira – Associação Desportiva Nogueirense; Diana Figueiredo – Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital; Diogo Rodrigues – Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital – Ténis Mesa; Ivan Fontes – FCOH; Kim Torres – Associação Desportiva de Lagares da Beira; Samuel Amaro – Clube Atlético de Oliveira do Hospital.
Equipa do Ano Sénior –  Associação Desportiva OHSPORTS – Sub23
Atleta do Ano Sénior – José Carlos Pinto – SLBenfica – Atletismo
Treinador do Ano Sénior – Fernando Lobo –  Associação Desportiva OHSPORTS
Prémio de Mérito Desporto Inatel – Sociedade Recreativa Ervedalense – Ervedal da Beira; Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama – Seixo Da Beira
Prémio de Mérito Desporto Adaptado – Rosa Jesus – SCMG – Santa Casa da Misericórdia de Galizes
Dirigente do Ano – Jorge Gouveia – Associação Desportiva OHSPORTS
Evento Desportivo do Ano – 3.º Festival de Patinagem Artística – Associação Desportiva OHSPORTS
Prémio Reconhecimento – Arnaldo Figueiredo 
Prémio Dedicação – Carlos Pires
Clube/Associação Desportiva do Ano – Associação Desportiva OHSPORTS
Prémio Carreira – José Abreu
Homenagem Póstumas – Carlos Portugal, antigo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, selecionador nacional e vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, ligado ao Sampaense Basket; Serafim Cortez – ADN – Associação Desportiva Nogueirense; José Albano “Russo” – FCOH – Futebol Clube de Oliveira do Hospital

Como forma de premiar o seu desempenho desportivo, foram ainda atribuídas distinções a atletas que já haviam sido homenageados pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital com votos de reconhecimento municipal.