OLIVEIRA DO HOSPITAL: ICNF vai “apurar responsabilidades” na plantação de eucaliptos

novidade_plantioexoticas_4252

A plantação de eucaliptos que está a acontecer em Oliveira do Hospital, sem qualquer “pedido de parecer” junto da Câmara Municipal, vai ser investigada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), avança a estação de rádio daquela cidade.

Segundo a Rádio Boa Nova, a garantia foi dada pela própria direcção do ICNF numa reunião tida com os responsáveis municipais, e durante a qual foram “denunciadas” as situações de plantação de eucaliptal em território concelhio, sem que para o efeito tivesse sido solicitado qualquer parecer, apesar de não ser vinculativo, à Câmara Municipal. Uma situação que, segundo José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia, “causou estranheza” e “perplexidade” ao ICNF que vai efectuar “diligências internas”, no sentido de averiguar porque é que os processos não passam pelo município de Oliveira do Hospital. Do mesmo modo, o ICNF vai avançar com acções de dissuasão, com reforço da fiscalização e aplicação de coimas quando se verificar infracções à lei.

A reunião com o ICNF, solicitada pelo município, decorre da plantação desmesurada de eucalipto no concelho de Oliveira do Hospital e sem conhecimento do município, merecendo o assunto a preocupação dos responsáveis locais, entre os quais as Juntas de Freguesia por nos seus territórios se assistir ao processo de eucaliptização e até em Zonas de Intervenção Florestal.

José Francisco Rolo explica, contudo, não se tratar de uma atitude “hostil” para com os pequenos proprietários, mas antes contra acções concertadas de grupos económicos que têm “uma cabeça e que cria uma rede de pessoas que vão propor a cedência de terrenos junto das populações”, verificando-se “violação da lei” quando não é pedido parecer ao município.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, espera agora pelo resultado das diligências internas de “apuramento de responsabilidades”.