Foram apresentados esta segunda-feira, dia 1, dois projectos relacionados com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, que constituirão (…) «pilares chave para a regeneração do futuro da cidade».
Disso deu nota o presidente da autarquia no decorrer da sessão de apresentação dos projectos, ao considerar que o objectivo é consolidar a Escola Superior no território através da captação de novos estudantes. «Com cada aluno ganho pela ESTGOH, mais ganhará o IPC (Instituto Politécnico de Coimbra)», mas também (…) «estruturar o desenvolvimento da região».
José Francisco Rolo esclareceu tratar-se de um investimento de peso, mas (…) «o Município fez um esforço porque acredita neste projecto do IPC». «Somos parceiros financeiros», acrescentou.
O autarca relevou, por isso, que a oferta escolar em Oliveira do Hospital vai desde o ensino pré-escolar até ao ensino superior, fazendo notar que a par da EPTOLIVA, BLC 3 e Agrupamento de Escolas, está gerado um “eco-sistema” que se tornará mais consistente com os dois novos projectos da ESTGOH, e que (…) «pode criar um efeito de aceleração desta dinâmica».
José Francisco Rolo acredita que dentro de quatro, cinco anos é possível a ESTGOH estar com 1000 alunos.
O primeiro projecto (nova residência para estudantes da ESTGOH) – apresentado pelo arquitecto Ricardo Tralhão – nasce da requalificação do antigo edifício do emblemático Hotel S. Paulo, e passará a ter capacidade para 98 camas (quartos individuais, duplos e para estudantes com mobilidade condicionada).
O segundo projecto (novas instalações da ESTGOH) – apresentado pelo arquitecto Carlos Santos – resulta da requalificação e ampliação da antiga Escola Básica (que transitará para o Campus Educativo), e onde serão criadas 25 salas de aula com capacidade paras60 e 80 alunos, biblioteca, auditório (com capacidade para 150 lugares).
Trata-se de aumentar a capacidade de ingresso de alunos no pólo da Beira Serra do IPC (até aqui a funcionar no antigo quartel dos bombeiros). «É inviável manter a escola no sítio onde está, porque não permite expansão», referiu Jorge Conde.
O presidente do IPC explicou o investimento envolvido nos dois projectos: aos 2,9 milhões para converter o edifício na nova residência, há a acrescentar cerca de um milhão euros da sua compra. «Nunca ficará abaixo dos quatro milhões. Para as instalações da escola, a verba rondará os seis milhões. No total falamos de cerca de 10 milhões de euros», sendo que o financiamento para a nova residência é proveniente do PPR, e o financiamento para a nova ESTGOH aguarda resposta da CCDRC e pode atingir os 2,5 milhões de euros.
Para o ex-presidente da autarquia e actual presidente da Assembleia Municipal, o dia 1 de Junho é (…) «um dia de festa para Oliveira do Hospital». José Carlos Alexandrino – um dos obreiros para a implementação do pólo do IPC na cidade – aludindo à importância da ESTGOH, para o concelho e para a região, teceu palavras elogiosas a todos os profissionais da Escola Superior e à equipa do IPC, e, visivelmente emocionado e, referindo-se a Jorge Conde, que (…) «Oliveira do Hospital deve-te muito», assumiu.
Recorde-se também que na sessão estiveram presentes o representante do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Canto e Castro, e o vogal executivo da Comissão Directiva do programa Centro 2030 da CCDR Centro, Luís Filipe., para além de actuais e antigos directores e docentes da ESTGOH.