OLIVEIRA DO HOSPITAL: Município aposta na compostagem

Nuno Oliveira e José Francisco Rolo relevaram a importância da compostagem para o futuro dos mais novos

Foi apresentado no último sábado, no Parque dos Marmelos, o “Projecto RecolhaBiOH”, no decorrer do qual foram entregues compositores a meia centena de oliveirenses, e equipamentos de recolha de resíduos verdes às juntas de freguesia do concelho.

Devido ao elevado número de participantes, que segundo o Município (…) «superou as expectativas», foram realizadas duas acções de formação sobre compostagem, antes da demonstração prática – por uma engenheira da QUERCUS – e da entrega dos compostores.

O “Projecto RecolhaBiOH” – que é financiado pelo Fundo Ambiental – vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos técnicos do Gabinete Ambiental da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no âmbito da promoção da sustentabilidade e da valorização dos bio-resíduos.

Para Nuno Oliveira, vereador do Ambiente do Município, o objectivo do Projecto é (…) «contribuir para a mudança de hábitos e comportamentos mais sustentáveis», que permitirá reduzir os custos relacionados com a recolha de resíduos (lixos) domésticos.

A deposição indiferenciada dos lixos orgânicos nos contentores não selectivos são, para já, um dos grandes problemas dos municípios. Segundo o presidente da Câmara Municipal, tudo o que vai para os contentores (…) «é pago e bem pago». José Francisco Rolo explicou que, os custos de todo o processo que culmina no aterro sanitário da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, começam desde logo a ser (…) «pagos e bem pagos pela recolha, pelos custos do transporte – emissão de gases com efeitos de estufa e dos combustíveis – que pesa na factura, e é pago na separação no aterro».

Mais grave, alerta o autarca (…) «o aterro está super limitado. Estão a abrir as últimas cassetes (espaços controlados)», e por isso, insistiu (…) «cada vez mais temos que reciclar, valorizar os resíduos», e alguns deles podem ser valorizados (…) «em casa, em proximidade com estes processos de compostagem», aplicando depois o composto/fertilizante, por exemplo, nos jardins.

Mas para José Francisco Rolo, o custo da factura para o Município (…) «tem vindo a disparar», ultrapassando (…) «este ano, muito mais de um milhão de euros», e por isso deu nota que o dinheiro para pagamento da factura, sai do Orçamento Municipal, e (…) «quanto mais for para estas áreas, menos vai sobrar para outras intervenções. O dinheiro do Orçamento não é elástico», alertou.

«O Município paga uma brutalidade em recolha, encaminhamento e tratamento de resíduos, agravado pelo aumento brutal da Taxa de Gestão de Resíduos» que é imposta pela União Europeia a todos os Estados membros.

O presidente do Município oliveirense explicou que aquele imposto europeu tem como objectivo (…) «evitar que se produzam mais resíduos e que sejam enviados para aterro», pelo que, se não existir uma mudança de hábitos por parte dos cidadãos (…) «a factura vai continuar a crescer. E o acréscimo de custos não é só para o Município, irá reflectir-se na factura que recebem em casa» associada à factura da água.

Por isso, o momento foi de reconhecimento e de louvor pelo “Projecto RecolhaBiOH”, cujo objectivo é, precisamente (…) «retirar o lixo dos contentores indiferenciados» permitindo, través da compostagem, que seja valorizado pelos cidadãos (…) «e evitar que a factura dispare».

José Francisco Rolo considera que cumprir este pressuposto (…) «é um acto de responsabilidade ambiental e é um acto de futuro. Este é o caminho», acrescentando que a compostagem não é mais do que as antigas estrumeiras (…) «que os nossos avós tinham no quintal», lembrou.

Ao agradecer aos cinquenta primeiros que aderiram ao projecto, o autarca anunciou que haverá uma segunda fase (…) «porque queremos multiplica-lo» para que chegue a mais cidadãos.

Entretanto, nesta segunda e terça-feiras, a equipa do Gabinete Ambiental realizou acção de sensibilização e demonstração na comunidade escolar, junto dos alunos da sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, das Escolas da Cordinha e da Ponte das Três Entradas, da Escola Profissional (EPTOLIVA) e da Escola Superior (ESTGOH).

Os cidadãos que se queiram candidatar aos compositores podem/devem fazê-lo através do “site”: https://ambienteoh.pt | ou através do telefone: 238 605 250.