OLIVEIRA DO HOSPITAL: Município atribuiu “Voto de Reconhecimento” ao Padre Borges

Padre Borges

“Por proposta do Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o executivo camarário aprovou hoje em reunião camarária, por unanimidade, um Voto de Reconhecimento ao Sr. Padre António Borges de Carvalho, distinguido no dia 6 de Janeiro, pela Academia Portuguesa de História, em Lisboa, com o título de “Académico Honorário”.

A cerimónia decorreu no Palácio dos Lilases e visa condecorar figuras de elevado prestígio que tenham prestado relevantes serviços à Academia e à Cultura.

Radicado em Oliveira do Hospital desde 1964, o Sr. Padre Borges, com 51 anos de sacerdócio, foi pároco em Nogueira do Cravo, Bobadela, Santa Ovaia e Oliveira do Hospital. Actualmente exerce sacerdócio em S. Paio de Gramaços e Santa Ovaia.

Esteve ligado a inúmeras IPSS concelhias, grupo de escuteiros e à Rádio Boa Nova.

Figura carismática de Oliveira do Hospital, o Padre Borges desempenhou ainda funções docentes de História, Português, Latim e Grego no antigo Colégio Brás Garcia de Mascarenhas, tendo sido também Presidente do Conselho Directivo da Escola Preparatória e professor na Escola Secundária.

Desenvolveu notáveis esforços pela preservação dos “verbos dos arguinas”, gíria típica dos pedreiros das freguesias de Santa Ovaia e Nogueira do Cravo.”