A notícia da queda da Monarquia e da implantação da República chegou dois depois, e desde há 113 anos que o dia 7 de Outubro foi adotado para celebrar o Dia do Município, um dia que o actual Executivo camarário quer que seja o “dia de todos os oliveirenses”.
O presidente da Câmara Municipal aproveitou o dia de festa para “prestar contas” numa altura em que estão quase cumpridos dois anos de mandato. «A construção de um concelho faz-se com todos, sem qualquer excepção. Cada um dá o seu contributo e cada pessoa tem o seu valor. Por isso, é imperioso valorizarmos a força realizadora das gentes deste concelho, o seu empreendedorismo e a sua capacidade granítica de resistência a todo o tipo de adversidades, que nos últimos anos não têm sido poucas», começou por anunciar.
José Francisco Rolo focou a intervenção em pilares muito concretos, como a Educação, anunciando a adaptação do antigo Hotel S. Paulo para a futura residência de estudantes da ESTGHH (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital – Intituto Politécnico de Coimbra), num investimento de 4,2 milhões de euros; a conclusão até ao final do ano do “Campus Educativo” (…) «projecto arrojado de modernização da educação», financiado com fundos comunitários na ordem dos 6 milhões de euros; a Eptoliva, tem também em curso a criação de um alojamento para estudantes, no centro da cidade.
O autarca garantiu que Oliveira do Hospital é um concelho (…) «que dá cartas a nível nacional na área da Educação», em cujo sector (…) «temos vindo a investir vários milhões de euros» e de nota do aumento – 10% pela primeira vez em dez anos – do número de alunos do pré-escolar e 1.º ciclo. «Isto significa certamente que há mais pessoas a vir viver e trabalhar para Oliveira do Hospital. E a isso chama-se desenvolvimento», sublinhou.
José Francisco Rolo assegurou aos oliveirenses querer iniciar a segunda fase do mandato autárquico (…) «com renovada ambição», apontando desde logo o sector da Saúde. «Temos tido várias reuniões com o Ministro da Saúde por forma a trabalhar uma solução que permita um melhor acesso dos nossos cidadãos a cuidados médicos. Continuamos a lutar pela criação de um verdadeiro serviço de urgências em Oliveira do Hospital», apontando o aumento do financiamento do projecto de remodelação e ampliação do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital de cerca de 1 milhão e 58 mil euros de euros para 2 milhões e 300 mil euros. «É a verba que conseguimos, com a nossa capacidade negocial, para que brevemente possamos ter um Centro de Saúde totalmente remodelado e adaptado aos novos tempos», esclareceu.
Antigo Hotel S. Paulo vai ser futura residência de estudantes da ESTGOH num investimento de 4,2 milhões de euros
Mas porque um concelho só se faz se existirem pessoas, o autarca apontou o investimento de cerca de 900 mil euros, no âmbito de uma candidatura aprovada no PRR, através do “BNAUT – Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário”. «Assinámos no mês passado os autos de consignação de três empreitadas que vão permitir a requalificação e reconstrução de edifícios municipais, como são o Centro de Alojamento Temporário de Travanca de Lagos; dois Apartamentos de Transição de Seixo da Beira (em Seixas da Beira) e o Centro de Alojamento Temporário de Ervedal da Beira, na antiga escola primária».
Lembrando o muito que está a ser feito em todo o município, José Francisco Rolo indicou como exemplos o Centro Municipal de Protecção Civil (investimento de cerca de 900 mil euros que permitirá a refuncionalização do estaleiro municipal e a requalificação daquela zona da zona industrial); o Pavilhão Municipal; o complexo das Piscinas Municipais; o Estádio Municipal (cuja obra representa um investimento de 1 milhão de euros); o Centro de Recolha Oficial de Animais (canil /gatil municipal); e o projecto “Rearborizar Oliveira do Hospital”, que vai permitir várias intervenções na cidade, como a plantação, rearborização e criação de novas “ilhas sombra” na cidade, corredores ecológicos urbanos e bolsas de estacionamento; para além de outras intervenções como a ligação de Chão Sobral a Alvôco das Várzeas.
«Nos próximos dois anos, queremos abrir um novo ciclo de investimento nas freguesias». «Se dúvidas existem quanto ao ritmo que queremos imprimir no processo de desenvolvimento do concelho, é bom que saibam que Oliveira do Hospital foi o terceiro concelho da Região de Coimbra com maior captação de investimento no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Depois de Coimbra e Figueira da Foz, somos assim o concelho com o maior volume financeiro aprovado para investimentos que vão chegar às empresas, às instituições e aos munícipes», dando conta que são 37 milhões de euros para investimento. «E desse montante financeiro, há 24 milhões que são para projectos de investimento da Câmara Municipal. Para modernizar o concelho. Para modernizar a cidade».
«Só entre 2022 e 2023 realizámos investimentos na ordem dos 7 milhões de euros», esclareceu ainda José Francisco Rolo.
Reconhecendo que não tem sido um mandato fácil, o presidente da Câmara aproveitou a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, para dar nota que (…) «há uma dívida do estado português para com esta região, que tem mais de 30 anos», e que mais não é do que o IC 6 (…) «uma obra fundamental para multiplicar o dinamismo dos empresários e o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos desta região. Estão aqui empresas que criam emprego, geram muita riqueza para o país e detêm uma vocação altamente exportadora», lembrou.
A terminar, o presidente da Câmara Municipal, dirigindo-se aos oliveirenses afirmou que (…) «a construção de um concelho faz-se com todos. É o trabalho colectivo e, nesse sentido, contamos com todos vós para continuarmos a modernizar a nossa terra. Contem connosco», assegurou.
Deixando uma mensagem de confiança e esperança para que Oliveira do Hospital tenha ambição de combater os desafios do futuro, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto não deixou passar em claro a importância que o Executivo camarário dispensa à Educação, e por isso, na opinião de João Paulo Correia um dos desafios passa por (…) «fixar os jovens em Portugal», dando nota que o país tem 50% de jovens com 20 anos a frequentar o ensino superior. «Hoje temos a geração mais qualificada de sempre. O país precisa de crescer e crescerá quando estes jovens estiverem ao serviço de Portugal», concluiu o governante.
Alunos distinguidos
Recorde-se que a cerimónia evocativa do Feriado Municipal teve lugar no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, no decorrer da qual foram agraciadas individualidades e empresas oliveirenses (ver edição de A COMARCA de 5 de Outubro), assim como alunos do Agrupamento de Escolas, da EPTOLIVA e da ESTGOH:
– MELHOR ALUNA (10.ºANO) – Inês Nunes Lopes- Artes Visuais – AEOH
– MELHOR ALUNO (11.ºANO) – Mafalda dos Santos – Ciências Socioeconómicas AEOH
– MELHOR ALUNO (12.º ANO) – Lara Mendes Pinheiro – Ciências e Tecnologia – AEOH
– MELHOR ALUNO (ENSINO PROFISSIONAL) – Joana Filipa Gonçalves Fortuna Mecatrónica Automóvel – EPTOLIVA
– MELHOR ALUNO (ENSINO SUPERIOR) – Inês Nunes Águas – Licenciatura em Engenharia Informática – ESTGOH