OLIVEIRA DO HOSPITAL: Município e CPCJ sensibilizam para a prevenção dos maus-tratos na infância

O Município de Oliveira do Hospital e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) estão a dinamizar diversas iniciativas ao longo deste mês, associando-se à campanha nacional “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.

O arranque desta acção de sensibilização foi marcado pela distribuição de Laços Azuis, símbolo desta campanha nacional, às Juntas de Freguesia do concelho com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a importância da promoção dos direitos das crianças e jovens, e da sua protecção.

A entrega simbólica aos presidentes das Juntas de Freguesia decorreu nos Paços do Município, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, do presidente da CPCJ de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, e da vereadora da Acção Social, Graça Silva e equipa que integra a CPCJ local.

O “Laço Azul” simboliza a cor das lesões nos corpos das vítimas

No decorrer da sessão, Nuno Ribeiro admitiu que a existência das campanhas (…) «significa que nem tudo está bem», revelando a existência de situações que (…) «estão devidamente acompanhadas». Ao todo no concelho existem 68 processos activos reportados resultantes de violência doméstica e negligência, sendo que na violência doméstica, as situações reportam-se a ofensas físicas e exposição à violência; e em relação à negligência reportam-se a comportamentos que comprometem o bem-estar das crianças.

Aquele responsável acrescentou ainda que (…) «tem havido um aumento da sinalização de situações» através de denúncias anónimas, o que significa que (…) «a comunidade está atenta».

Os Laços Azuis de grande dimensão serão colocados em locais emblemáticos das freguesias como forma de sensibilização para a problemática, e para além desta medida, o edifício dos Paços do Concelho está iluminado de azul.

A campanha termina com a criação de um “Laço Azul”
humano.