OLIVEIRA DO HOSPITAL: Município evocou vítimas dos incêndios de 2017

A passagem de oito anos após o incêndio do dia 15 de Outubro de 2017, que assolou todo o concelho de Oliveira do Hospital, foi assinalada ontem, quarta-feira, com uma romagem aos cemitérios e uma cerimónia evocativa junto do memorial das treze vítimas mortais.

O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, acompanhado do presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino, e dos elementos do executivo camarário, participou na romagem aos cemitérios das localidades do concelho onde se encontram sepultadas as vítimas mortais do grande incêndio que assolou o concelho e a região nos dias 15 e 16 de Outubro de 2017, tendo sido depositadas coroas de flores nos cemitérios de Avô, Ervedal da Beira, Nogueira do Cravo, São Gião, São Paio de Gramaços, Cemitério Velho de Oliveira do Hospital, Travanca de Lagos e Vila Pouca da Beira.

Ao final da tarde as vítimas do incêndio foram evocadas no espaço do “Mural em Memória do Grande Incêndio de 15 de Outubro de 2017”, situado nas traseiras da torre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, junto da Central de Camionagem da cidade.

À semelhança dos anos anteriores, os sinos das igrejas tocaram 13 badaladas em homenagem às vítimas mortais.

Pelas 19 horas foi celebrada missa na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, acompanhada pelo Coral Sant’Ana, após a qual foram acesas 13 velas em memória das vítimas.

O incêndio de 15 de Outubro de 2017 recorde-se, atravessou o concelho de Oliveira do Hospital, destruiu casas, empresas e devastou 97 por cento da floresta do concelho. O fogo matou 13 pessoas, que ontem foram recordadas.