OLIVEIRA DO HOSPITAL: Novo Campus Educativo abriu portas

O presidente da Câmara Municipal acompanhado dos professores durante a visita ao novo Campus Educativo

Na segunda-feira, dia 16, abriu as portas o novo Campus Educativo de Oliveira do Hospital, com a visita simbólica do presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, e como disse o presidente do Agrupamento de Escolas, Carlos Carvalheira, “para dar início formalmente à abertura do novo ano escolar 2024/25”.

“E que melhor forma do que vir aqui a este novo espaço, um espaço muito bonito, um espaço com as condições físicas de excepção para assinalar e dar início formalmente à abertura do ano lectivo”, considerou ainda Carlos Carvalheira, num “espaço com condições físicas excecionais, onde todos esperamos desenvolver o melhor trabalho”.

Nesta visita, conduzida pelas professoras responsáveis pelo Campus Educativo, Natália Amaral e Sílvia Coelho, o presidente da Câmara Municipal fez-se acompanhar pela vereadora da Educação Graça Brito, pelo diretor do  Agrupamento de Escolas, Carlos Carvalheira, e pelo director-adjunto e responsável pelo Pré-Escolar, 1.ºCEB, Artur Abreu.

A obra de maior volume financeiro que se realiza em Oliveira do Hospital

O novo Campus Eduacativo tem capacidade para 484 crianças do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, é um projeto muito arrojado de modernização da Educação que representou um investimento na ordem dos 7 milhões de euros e contou com um financiamento da União Europeia (FEDER) de 85 por cento sobre o investimento elegível desta que é, desde sempre, a obra de maior volume financeiro que se realiza em Oliveira do Hospital.

“Estamos todos orgulhosos deste novo Campou Educativo, um espaço magnífico”, como referiu o director do Agrupamento de Escolas, considerando mesmo que “agora Oliveira do Hospital está na linha da frente da educação”, dando os parabéns à Câmara Municipal “pela concretização da obra” e pela visão e sensibilidade de José Carlos Alexandrino pela sensibilidade do projecto, até pela sua localização que considera a melhor “por concentrar no mesmo espaço geográfico” os diferentes níveis de ensino.

“Bem-vindos ao Campus Educativo”, disse Carlos Carvalheira, que além da capacidade para acolher mais de 480 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, abriu as portas com 15 turmas do primeiro ciclo e cinco do ensino pré-escolar, dispõe de biblioteca, ginásio com balneários, espaço de refeitório modular e zonas de lazer no interior e no exterior, está equipado tecnologicamente em todas as salas de aula.

“O novo Campus Educativo tem todos os recursos que hoje se podem exigir aos níveisde ensino do pré-escolar e do primeiro ciclo, no que diz respeito às infraestruturas interiores e exteriores, como ao nível da tecnologia. A partir de agora vamos iniciar um novo caminho ao nível da aprendizagem. Foi por isso que se apostou na modernização desta oferta pública”, considerou a vereadora da Educação, Graça Brito.

“Bem-vindos ao futuro!”

O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo., salientou que “estamos perante uma escola de excelência que eleva os padrões de qualidade do ensino público em Oliveira do Hospital e que está certamente na linha da frente das respostas educativas ao nível de Coimbra e do país”, terminando por deixar como mensagem, “bem-vindos ao futuro!”.