Tiveram início, as obras de remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na manhã de ontem, numa breve sessão de apresentação do projecto e assinatura do auto de consignação com a empresa de construção civil, Joaquim Fernandes Marques & Filho SA, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, disse tratar-se de um investimento de capital importância para a cidade e para o concelho, com um prazo de execução de 18 meses.
«Hoje marcamos aqui o início de uma nova era para a qualidade da prestação de cuidados de saúde em Oliveira do Hospital. Para nós, é um dia importante porque estamos a responder a uma necessidade da nossa comunidade», afirmou José Francisco Rolo.
«Este é, para nós, um momento marcante», explicava o autarca no centro de uma das salas de espera do equipamento que remonta aos anos 90 e que entra agora em obras para ser (…) «ampliado e modernizado, criando-se mais condições para os profissionais de saúde e melhores condições de resposta e acolhimento aos utentes».
Um investimento importante, assumido pela autarquia, que contribui para a modernização dos serviços de prestação de cuidados de saúde. «Encaramos isso como uma grande conquista e o cumprimento de um objectivo que tínhamos», sublinha o autarca.
«Este é, para nós, um momento marcante»
Tendo presente a necessidade de dotar os cuidados de saúde primários de instalações condignas e preparadas para proporcionar as melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e de conforto aos utentes, o presidente do Município de Oliveira do Hospital não tem dúvidas que, com este novo equipamento (…) «temos condições de aumentar a atractividade para profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, bem como de mais e diferentes especialidades; aumentando assim as condições de resposta aos nossos concidadãos».
O presidente da Câmara Municipal deu ainda conta que no âmbito da negociação da transferência de competências da saúde, o Município viu ser-lhe atribuída uma viatura eléctrica que (…) «fica ao serviço dos profissionais de saúde para dar mais respostas, próximas e eficazes, aos cidadãos»; e que está a ser trabalhada uma candidatura ao PRR no âmbito da CIM Região de Coimbra, que permitirá dotar o Centro de Saúde de equipamentos médicos especializados, nomeadamente meios auxiliares de diagnóstico.
José Francisco Rolo recordou ainda a forma exemplar, pautada pela melhor colaboração com os profissionais de saúde, no processo consultivo para o desenvolvimento do projecto de remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, assim como no processo de transferência para as instalações provisórias, a funcionar na antiga escola primária da cidade, onde a autarquia realizou as necessárias obras de adaptação.
Ali, desde meados de Outubro, que decorre com toda a normalidade o acesso aos serviços de saúde públicos de Oliveira do Hospital, como a Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras D’Ulvária, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), a Unidade de Saúde Pública (USP) e o Gabinete do Cidadão/Serviço Social.