OLIVEIRA DO HOSPITAL: Politécnico de Coimbra e Município realçam importância da inovação agroalimentar

Na sessão de abertura, Vera Cunha, presidente da ESTGOH, destacou a importância da iniciativa no âmbito da inovação agroalimentar

O Politécnico de Coimbra, no âmbito do projecto @GIR – Gabinetes de Inovação Regional, e o Município de Oliveira do Hospital promoveram um seminário integrado no evento “@GIR Pelo Território – Contributos Para a Inovação Agroalimentar”.

O seminário teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital do Politécnico de Coimbra (ESTGOH) integrado na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, e a sessão de abertura contou com Vera Cunha, presidente da ESTGOH, que destacou esta iniciativa do @GIR na ESTGOH no âmbito da inovação agroalimentar.

A vereadora Graça Silva, sublinhou a importância destas parcerias e o quanto o Politécnico de Coimbra (…) «tem criado umas ligações de destaque para o território». De seguida, falou Rosa Guilherme, Técnica Superior na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, que reforçou que estes eventos (…) «são essenciais para toda a região» e que os contributos do Politécnico de Coimbra na inovação agroalimentar (…) «são fulcrais.

O seminário contou também com apresentações realizadas por investigadores da Escola Superior Agrária do Politécnico d Coimbra. Susana Dias abordou a “Inovação no sector dos enchidos: projecto Beirlnov”; Ivo Rodrigues apresentou o estudo da “Farinha de castanha sem glúten”; e Marta Henriques apresentou resultados do estudo da “Produção de manteiga e leitelho probióticos”. Os trabalhos do dia encerraram com uma Mostra de Produtos.

Érica Castanheira, vice-Presidente do Politécnico de Coimbra, referiu que o evento ““@GIR Pelo Território – Contributos Para a Inovação Agroalimentar” (…) «é o segundo de um ciclo de eventos que o Politécnico de Coimbra está a organizar com os parceiros locais», nos vários concelhos onde já se encontram instalados os Gabinetes de Inovação Regional.
Aproveitando o mote da Festa do Queijo da Serra da Estrela, aquela responsável salientou que (…) «pretendemos reforçar a ligação com o território através da realização de diferentes iniciativas sobre a inovação no sector agroalimentar, destinada a diferentes públicos».

No dia 11 de Março, na Festa do Queijo, o evento contemplou uma experiência de avaliação sensorial de Queijo Serra da Estrela DOP onde não faltaram participantes.

A iniciativa “@GIR Pelo Território – Contributos Para a Inovação Agroalimentar” encerra hoje, dia 23 de Março, com um “workshop” técnico destinado aos produtores e associados da ANCOSE – (Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela) onde foram apresentados os resultados da avaliação sensorial de Queijo Serra da Estrela DOP.

Foi também feita uma apresentação acerca da “Valorização de produtos e subprodutos lacticínios: importância dos produtos endógenos e novas tecnologias no sector”, terminando o “workshop” com a demonstração de “Produção de iogurtes, manteiga ou queijo fundido com leite gordo de ovelha”.