OLIVEIRA DO HOSPITAL: Rádio Boa Nova vai aguardar por melhores dias a partir de Junho?

Com vista a eleger novos corpos sociais, bem como a apresentação do Relatório e Contas de 2021 e do Plano de Atividades para 2022, decorreu no passado dia 11 de Abril, na sua sede, a Cooperativa Rádio Boa Nova, que numa assembleia onde estiveram pouco mais de meia dúzia de cooperantes, por esse facto não chegou haver um consenso forte para se elaborar uma lista de novos dirigentes, já que a direção cessante não elaborou a sua e por este facto a apresentação de listas ficou marcada para o dia 6 de Junho, através de nova assembleia e até lá mantêm-se os mesmos dirigentes a gerir os destinos da rádio oliveirense, criada em 1987.

Presidida a sessão pelo padre António Loureiro, o presidente do Conselho de Administração, Albino José Neves Rodrigues, fez uma abordagem da atividade da Rádio no exercício de 2021, embora a conjuntura não tenha sido a melhor, mesmo assim «o volume de negócios, contrariamente ao verificado no último exercício, apresenta um crescimento muito ligeiro, passando de 32.274,22 euros em 2020 e para 32.652,96 euros em 2021».

Contudo, neste ano atípico verificou-se um crescimento negativo da rubrica de fornecimento e serviços externos, enquanto as despesas com pessoal apresentam um crescimento com algum significado, passando de 23.802,05 euros em 2020, para 26.382,47 euros em 2021.

Quanto às responsabilidades de clientes para com a Cooperativa, houve um comportamento estável, porque passaram de 5.472,54 euros em 2020, para 5.227,64 euros em 2021.

Por outro lado, as responsabilidades perante terceiros, apesar de se verificar um ligeiro crescimento, passando de 3.887,93 euros em 2020 para 4.602,37 euros em 2021, «apresentam valores perfeitamente suportáveis pelo nível de atividade da Cooperativa».

Refira-se ainda que, apesar do rigor colocado na gestão da Cooperativa, e tendo em atenção os condicionalismos atrás mencionados os resultados líquidos registam uma evolução negativa, apresentando neste exercício o valor negativo de 9.891,77 euros, refere a nota distribuída, sendo esta importância transferida para resultados transitados.

No final da apresentação das contas, o Conselho de Administração expressa o seu agradecimento a todos os que manifestaram preferência e confiança pela Cooperativa, particularizando fornecedores e clientes, «porque o nosso sucesso e desenvolvimento também a eles se deve». Também os colaboradores não esquecidos, porque sendo «peças fundamentais na vida desta instituição, queremos também expressar o nosso agradecimento pelo empenho e profissionalismo demonstrado».

«Já entrámos no concelho de Tábua…»

Segundo o presidente, Albino José, e porque «o que nos vale são as parcerias com instituições locais», deu a conhecer que «já entrámos no concelho de Tábua, através de protocolo assinado», bem como com o concelho de Nelas, não falando dos protocolos que foram e serão feitos com a Câmara e Juntas de Freguesia, tendo destas já aderido cinco e «assim poderá dar outro ânimo à Boa Nova».

Sobre obras, foi referido que o edifício, sendo propriedade da Casa da Obra D. Josefina da Fonseca, mas que gratuitamente está entregue à Rádio, precisa de obras, sobretudo no telhado, com a retiração do amianto, bem como no exterior e no interior, tendo também em atenção a colocação de um sistema fotovoltaico.

«São 36 anos feitos com gosto…»

No ponto da eleição de novos corpos sociais, como não apareceu qualquer lista, Albino José confessa que «foram 36 anos feitos com gosto, mas que ultimamente esse gosto vai adormecendo e por isso há que rever a situação futura, já que os tempos são outros», e embora ficando a pertencer à Rádio em novas equipas que venham a ser eleitas, fá-lo-á, sim, «mas sem aquela obrigação de fundo, tanto mais que «tudo isto já se não compadece com as novas realizadas, já que todo este envolvimento já não pode ser de cariz voluntário».

Embora não havendo listas que discriminassem os três órgãos sociais, anunciou Albino José que irão manter-se em funções até nova assembleia, que se vai realizar no dia 6 de Junho.