
Já estão em curso as obras no Lote A da empreitada de Requalificação do Centro Histórico de Oliveira do Hospital, com um valor de adjudicação de 1.218.460,31 euros.
Trata-se da última fase da obra para reabilitar, revitalizar e vivificar o outrora coração habitacional da cidade através das intervenções que visam reforçar a centralidade da zona, melhorando a sua articulação com a envolvente e qualificar a globalidade do espaço público.
Considerado como o lote mais desafiante de toda a intervenção, as obras terão inevitavelmente algumas implicações na circulação automóvel e estacionamento – constrangimentos que serão realizados de forma faseada para minimizar o transtorno na circulação e na vida quotidiana dos cidadãos e utilizadores.
O Município recorda que a obra compreenderá algumas alterações na estrutura da praça do Largo Conselheiro Cabral Metello como a disposição dos elementos naturais, o que obrigará à retirada de algumas árvores no espaço intervencionado, que serão substituídas com a plantação de novas espécies arbóreas.
Ainda de acordo com a autarquia, as intervenções necessárias serão executadas sempre com o objectivo de que o Largo Conselheiro Cabral Metello se transforme numa praça que possa ser desfrutada pelos cidadãos, servindo de palco para a realização de eventos e outras actividades.
«Sabemos que é uma intervenção arrojada que puxa pela nossa capacidade de gestão do espaço público», afirma o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, referindo-se à complexidade que a obra acarreta quer ao nível dos trabalhos de engenharia, mas também ao nível da percepção das pessoas com o que se pretende fazer. «Queremos revitalizar esta zona do ponto de vista humano, económico e residencial», sublinha.
A intervenção no Lote A da empreitada de Requalificação do Centro Histórico de Oliveira do Hospital, iniciada em Janeiro e que se prolongará nos próximos meses, implicará vários constrangimentos na circulação automóvel, pedonal e no estacionamento, decorrendo por fases em diferentes ruas e artérias desta zona da cidade, devidamente sinalizados.
Como afirma o presidente da autarquia apela-se à compreensão dos munícipes pelos incómodos e transtornos causados por esta e outras obras que se encontram a decorrer, e que vão modernizar Oliveira do Hospital.
Recorde-se que a complexidade da empreitada de Requalificação do Centro Histórico de Oliveira do Hospital obrigou à sua divisão e adjudicação em quatro lotes, tratando-se de um investimento total de 3.062.355,20€, com comparticipação de 1.704.687,14€ através do FEDER, encontrando-se concluídas as obrasnos lotes B, C e D.