Arrancou no passado dia 19, a segunda edição do Programa Municipal de Adaptação ao Meio Aquático, “mOHve Te a Nadar”, com aulas de natação dirigidas aos alunos do pré-escolar da rede de escolas públicas do concelho, a decorrer semanalmente nas instalações do Complexo das Piscinas Municipais, na ocasião, com um grupo de alunos do Ensino Pré-Escolar de Escola da Cordinha, em Ervedal da Beira, e de escolas de Seixas e Seixo da Beira.
O momento foi acompanhado pelos vereadores da Câmara Municipal, com os pelouros da Educação, Graça Brito, e do Desporto, Nuno Ribeiro, e pelo director-adjunto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e responsável pelo ensino pré-escolar, Artur Abreu.
Segundo o vereador Nuno Ribeiro, o programa (…) «pretende dar continuidade à premissa do Município, de valorização do exercício físico, nomeadamente a prática de natação, e de promoção do desporto como um dos principais objectivos de uma vida ativa saudável», e, por outro lado, contribui para (…) «a melhoria da coordenação motora geral, o bom desenvolvimento físico como elemento contributivo e colaborativo do aumento da auto estima, a melhoria das relações interpessoais e a recuperação e a prevenção de doenças».
O programa “mOHve te a Nadar” é dirigido a todas as crianças do Pré-Escolar que frequentam os estabelecimentos escolares da rede pública do concelho, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
Dinamizado semanalmente, às segundas-feiras de manhã, até ao final do ano lectivo, com grupos que podem ir até duas dezenas de crianças por aula, para a vereadora Graça Brito (…) «promover este tipo de oferta às crianças do concelho em idade escolar é apostar em novas dinâmicas educativas e contribuir de forma significativa para uma aprendizagem organizada».
A educação por meio da natação, refere Graça Brito (…) «é muito mais do que ensinar a nadar. É, fundamentalmente, contribuir para o despertar do interesse das crianças e desafiar os encarregados de educação para a prática desportiva, nomeadamente no meio aquático».
É também contribuir para a segurança destes alunos (…) «na medida em que previne afogamentos. E é proporcionar aprendizagens diversas e a níveis cognitivos, sociais e intelectuais».
Recorde-se que o “mOHve te a Nadar” é uma valência do “Programa mOHve te”, iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, criada em 2014, e dinamizada pelo pelouro do Desporto, com o objectivo de incentivar os oliveirenses para a adopção de hábitos de vida saudáveis e para o fomento da prática desportiva.
Desde então, as inúmeras iniciativas dinamizadas ao longo dos anos têm ganho cada vez mais o envolvimento da comunidade e uma participação activa da população, assente na máxima “Pratique Desporto. Viva Melhor!”