Eduarda Correia Vaz e Maria Salgado, naturais de Oliveira do Hospital, foram recentemente distinguidas com prémios atribuídos pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e pela Fundação Calouste Gulbenkian, respectivamente.
Eduardo Correia Vaz, 25 anos, foi distinguida com o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, na categoria “Young Alumna”, pelo percurso académico obtido na formação em Engenharia Química e Biomédica, que conduziu à criação de uma “start-up” de base tecnológica e a ajudar a júnior empresa do Instituto Superior Técnico a tornar-se a mais empreendedora da Europa.
Este galardão do Técnico, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa foi, este ano, entregue pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e visa a promoção da igualdade de género e o reconhecimento do papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia.
Actualmente, Eduarda Vaz reside e estuda nos Estados Unidos da América, onde realiza o doutoramento em Engenharia Química e Biomolecular na Johns Hopkins University, focando-se na aplicação de inteligência artificial à genética.
Maria Salgado viu ser-lhe atribuída a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos pelos resultados que tem obtido no percurso académico na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde está, actualmente, a terminar a licenciatura em Física, depois de ter concluído o segundo ano do curso com uma média superior a 18 valores.
O percurso académico desta jovem oliveirense, de 20 anos, já anteriormente se havia destacado, quando concluiu o Ensino Secundário no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital com média de 20 valores.
A Bolsa de Estudos Gulbenkian Novos Talentos destina-se a estudantes excepcionais no ensino superior português e visa promover o talento e estimular a iniciação à investigação. Inclui um programa imersivo de enriquecimento de talento, com os bolseiros a serem apoiados por tutores e por uma comissão científica.
«A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital saúda e parabeniza Eduarda Correia Vaz e Maria Salgado pelos ganhos obtidos e faz votos de que as duas jovens estudantes continuem a acumular realizações no seu percurso académico e profissional», escrevem.