O espetáculo performativo “O2 Oxygen” está em destaque na programação cultural dos dias 10, 11 e 12 de Junho, com concertos gratuitos a decorrer em Oliveira do Hospital, Bobadela e Lourosa, no âmbito do “Canto das Margens”, promovido pela programação em rede “Viver os Rios”.
A programação cultural em rede “Viver os Rios” regressa ao concelho com atividades culturais a decorrer durante três dias. No dia 10 de Junho, a partir das 21.30 horas, no Largo Ribeiro do Amaral, em Oliveira do Hospital, o “Canto das Margens” apresenta o espetáculo “O2 Oxygen”, produzido pela Companhia PIA – Projetos de Intervenção Artística, direcionada para as Artes Performativas e Visuais de Rua.
“O2 Oxygen” é uma performance de arte pública intercultural que, através das linguagens do teatro físico e das formas animadas, convida o espetador à reflexão sobre como sobreviver numa sociedade onde a tecnologia desvanece as relações humanas e o acesso ao oxigénio se torna um luxo.
A obra nasce em 2019 em Macau, onde os registos de níveis alarmantes de partículas poluentes são recorrentes, e surge com o intuito de sensibilizar os demais a uma, cada vez maior, necessidade de se encontrar práticas sustentáveis como forma de superar as adversas alterações ambientais que se tornaram, hoje em dia, transversais a todos.
“O2 Oxygen” apresenta também a oportunidade de habitarmos mundos artísticos, onde as relações criativas e críticas estimulam os sentidos e rompem conceitos, articulando e cruzando artefactos e processos e abrindo, assim, novas possibilidades.
No dia 11 de Junho, às 21.30 horas, a programação cultural em rede prossegue com as vozes do Grupo Coral de Sant’Ana, em concerto na Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa.
No dia 12, no Anfiteatro Romano de Bobadela ouve-se o Grupo de Músicas e Cantares da Várzea, a partir das 16h00.
“Viver os Rios” é um projeto em rede que, durante um ano, junta os municípios de Góis, Oliveira do Hospital e Penacova, através da realização de ações de valorização do património natural e cultural e da gastronomia.
Mais informações sobre a programação cultural em rede do projeto “Viver os Rios”, em www.viverosrios.pt