Jorge Mendes, apresenta amanhã, 31 de Outubro, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, o livro “A Nossa História, os pedreiros e o seu verbo de segredos”.
O seu mais recente livro aborda a temática do “latim dos arguinas”, onde o autor faz um levantamento deste património imaterial centrado numa área territorial do país – do Mondego até ao extremo norte do país, fronteira com a Galiza.
O objectivo, explica o advogado Jorge Mendes, é ir ao “encontro de todas as gírias” existentes nesta dispersão territorial e “encontrar temas comuns” nas cerca de doze linguagens que o autor identifica e que estão na base do glossário que apresenta. Neste seu trabalho de investigação e recolha, o autor dedica várias páginas a este glossário que organizou de forma diferente: parte da palavra portuguesa para lhe atribuir o termo arguina correspondente, o que certamente suscitará maior interesse para o leitor. Este é um trabalho que aprofunda a temática e contribui para preservar a nossa história e património imaterial, à semelhança do que foi também executado pelo autor concelhio Francisco Correia das Neves, no livro “O Verbo dos Arguinas”, e que é até à data a única obra sobre o tema.
Nesta obra, o autor, natural do concelho de Oliveira do Hospital, não esqueceu o seu concelho natal e procedeu a uma recolha de termos locais e muito próprios, que possibilita “criar identidades nas freguesias que tiveram esta profissão” na sua base e que “era quase a única profissão” a que se dedicaram incontáveis gerações. São cinco, as identificadas pelo autor – Santa Ovaia, Nogueira do Cravo, Avô, Aldeia das Dez e Santo António do Alva.
Mais desenvolvimento na Edição em papel ou