Em sintonia com uma política de proximidade e acompanhamento às famílias mais carenciadas do concelho, o Município de Oliveira do Hospital – que reforçou as verbas para 2015 destinadas ao “Objectivo: Família, Solidariedade e Acção Social” em 4,6% na sua dotação, de forma a fazer face às necessidades da população em situação de fragilidade sócio-económica – vai atribuir Cheques-Compra de Complemento Alimentar Natalício para proporcionar às famílias mais carenciadas um período de Natal igual ao das outras famílias e, particularmente, uma Ceia de Natal onde não faltem os produtos típicos desta quadra.
No presente ano, o Município volta a entregar este complemento sob a forma de cheques-compra, que tem sido adoptada desde 2012, e que podem ser trocados pelos géneros alimentares nos diversos estabelecimentos comerciais aderentes no concelho de Oliveira do Hospital. Através deste “Complemento Alimentar Natalício”, a Câmara Municipal proporciona uma época natalícia mais reconfortante a cerca de 75 famílias carenciadas e que têm sido beneficiárias de ajuda alimentar através do Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital durante o presente ano.
Estes Cheques-Compra mantêm os valores do ano transacto, variando entre os 30 e os 50 euros, consoante a dimensão do agregado familiar. As famílias podem trocá-los por géneros alimentares que nesta quadra ocupam tradicionalmente a mesa das famílias, como sejam o bacalhau, o azeite, óleo, açúcar, farinha, ou bolo-rei, entre outros, e aos quais também se acrescentam produtos lácteos, especialmente direccionados para a alimentação infantil.
Estes cheques-compra podem ser trocados pelas compras a efectuar na rede de parceiros aderente (estabelecimentos comerciais) a esta iniciativa, entre supermercados e mercearias, localizados nas várias freguesias do concelho de Oliveira do Hospital. Esta metodologia, além de permitir a continuidade do apoio às famílias possibilita-lhes uma melhor gestão dos produtos a adquirir, evitando sobras e desperdícios.
Com esta iniciativa, o Município de Oliveira do Hospital presta uma essencial ajuda aos agregados familiares em situação de maior fragilidade social e económica que podem ter uma ceia de Natal com os produtos habituais desta época e dá em simultâneo um estímulo à aquisição de bens e produtos nos estabelecimentos comerciais do concelho onde os Cheques-Compra podem ser descontados, contribuindo por um lado para o equilíbrio financeiro e simultaneamente apoiar solidariamente o comércio tradicional em tempos de crise.
Recordamos que o Banco de Recursos Sociais de Oliveira do Hospital apoia famílias fragilizadas referenciadas pelos técnicos de Acção Social concelhios, através da entrega de bens alimentares e de outros, como vestuário, calçado, mobiliário, electrodomésticos ou brinquedos.