Está a nascer um espaço de lazer que vai valorizar e embelezar uma das principais entradas da vila de Pampilhosa da Serra – no cruzamento entre a Rua Rangel de Lima e a Avenida de São Silvestre -, em frente ao edifício da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia.
Em causa está o arranjo urbanístico da área que pertencia à extinta Junta Autónoma das Estradas – agora propriedade do Município -, onde se enquadra uma pequena construção que correspondia ao “depósito dos materiais” dos cantoneiros.
Elemento marcante e gerador de todo o conceito: a água
A requalificação dessa “casa”, atualmente sem utilização, é uma das faces da intervenção que já está em curso. Com inspiração no Rio Unhais, o projeto, da autoria da empresa Inline Engenharia, Lda., apresenta um elemento marcante e gerador de todo o conceito: a água.
Nesse sentido, está prevista a criação de uma cascata com 3 plataformas e de um “espelho de água”, na parte inferior, que apresentará um “desenho irregular”, gerando percursos e zonas de estar distintas.
Numa perspetiva de sustentabilidade e eficiência energética, a inclusão de uma árvore artificial com turbinas eólicas irá contribuir para a produção de energia elétrica, usada para a iluminação e para alimentação do sistema de tratamento e recirculação da água que suporta o “espelho de água”.
A plantação de árvores, a criação de uma zona ajardinada ou a construção de uma zona de estar com bancos e de uma escadaria de acesso, são outros dos elementos previstos no projeto.
A obra “Arranjo Urbanístico – Entrada Oeste da Vila de Pampilhosa da Serra” foi consignada à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., pelo valor de 676 395,40 euros acrescidos de IVA.