
O presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, na sua mensagem sobre as Festas do Concelho, refere que “se há algo que sabemos bem, é que a vossa voz e o vosso olhar são essenciais para amplificar esta celebração que é tão nossa, mas que queremos partilhar com todos.
Agosto, por aqui, tem um encanto e um simbolismo muito próprios. É o mês dos reencontros e das conversas que se prolongam, dos abraços que aguardaram pacientemente a sua vez, e do regresso dos filhos da terra – aqueles que, mesmo longe, mantêm Pampilhosa da Serra como morada permanente no coração. Por estes dias, somos muitos mais: a população multiplica-se, mas o espírito é um só, marcado por muita união e alegria”.
Jorge Custódio acrescenta ainda que a partir de 13 de Agosto, a Praça do Regionalismo transformou-se “no epicentro deste espírito. Mais do que o programa musical, cuidadosamente pensado para todos os gostos, o que nos move é criar momentos que juntem famílias, amigos e vizinhos, que celebrem a tradição, a partilha e o calor humano que nos distingue.
Na Feira de Artesanato e Gastronomia, cada freguesia conta a sua história através de sabores, saberes, cantinhos singulares, paisagens e memórias. Sente-se a paixão e trabalho dedicado das associações, o talento dos artesãos e a essência genuína das nossas gentes. Nas tasquinhas, a gastronomia serrana ganha ainda mais sabor quando acompanhada por um bom convívio. E, como manda a tradição, não faltarão bailaricos, ranchos, música popular e noites que se prolongam até os mais resistentes deixarem a pista.
Este convite é, por isso, duplo: venham viver connosco estas festas e deixem-se conquistar pelo que temos de mais valioso: a autenticidade. E levem convosco histórias para contar, imagens para mostrar e memórias para guardar.
Pampilhosa da Serra espera por vós, com muito carinho. De portas abertas. De alma aberta”.
Orgulho serrano numa festa que une gerações
“Queremos que cada pessoa encontre aqui o pretexto perfeito para se reencontrar, celebrar e criar memórias inesquecíveis” (Jorge Custódio)
Em Pampilhosa da Serra, o orgulho de ser da Serra sente-se no ar e contagia todos. As Festas do Concelho são muito mais do que um evento: são um retrato vivo da nossa identidade, cultura e espírito comunitário.
Este é o momento em que a vila abre os braços aos seus, recebendo também, de forma calorosa, todos os que nos visitam. De 13 a 17 de Agosto, tradição e inovação cruzam-se num programa diversificado, pensado para todas as idades, onde a música, a gastronomia, as artes e os costumes serranos se unem num mesmo palco.
Mais do que festa, é o pulsar da nossa terra. Um convite para viver dias de alegria, partilha e esperança, com os olhos postos num futuro feito de oportunidades e crescimento.
Música e animação para todos os gostos
As Festas do Concelho voltam a encher-se de ritmo e alegria, num dos melhores programas de sempre pensado para todas as idades e estilos. Ao longo de cinco dias, o palco principal recebe alguns dos maiores nomes da música portuguesa: Rosinha (dia 13), Calema (dia 14), Carolina Deslandes (dia 15), Van Zee (dia 16) e Micaela (dia 17).
Mas porque festa serrana que se preze também vive da tradição, não vão faltar os bailaricos populares, ao som de artistas e grupos locais, nem atuações cheias energia de ranchos folclóricos, grupos de bombos e concertinas.
Para muitos, o final dos concertos pode significar apenas o início da festa! Por isso, no Palco 2, os mais resistentes poderão dançar até de madrugada com espetáculos de DJ’s que prometem não deixar ninguém parado: Sék Mintendes, Dupla Mete Cá Sets, Valelo, Baile das Novinhas, a dupla André Henriques e Filipe Gonçalves, entre outros, estão prontos para fazer vibrar o recinto.
XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia
“Na Praça do Regionalismo, o artesanato e a gastronomia voltam a ter lugar de honra, num evento que mantém viva a essência de Pampilhosa da Serra e da região. Ao resistir à tentação de se tornar uma feira meramente comercial, a Câmara Municipal reafirma a sua aposta na valorização dos artesãos, produtores locais e regionais, bem como no reconhecimento do trabalho das coletividades, instituições e Juntas de Freguesia, as verdadeiras estrelas desta Festa”. (Jorge Custódio)
Ao longo de cinco dias, os visitantes poderão percorrer um espaço onde cada expositor conta uma história. São mãos talentosas que moldam, bordam, cozinham e criam, resultando em peças únicas e sabores autênticos: da confeitaria artesanal à bijuteria, da pintura à costura, tudo feito com dedicação e orgulho.
As Juntas de Freguesia assumem também um papel central, dando a conhecer a riqueza gastronómica, paisagística e cultural de cada canto do concelho. Ao seu lado, coletividades e associações locais dão mais sabor e vida ao certame com petiscos, bebidas, doces e outros produtos endógenos, cuja venda ajuda a sustentar e reforçar o importante trabalho que desenvolvem ao longo do ano.
Este ano, a Feira reúne 97 expositores, num retrato da autenticidade, da hospitalidade e do espírito comunitário que tornam o território tão especial.
Não é só uma feira, é um encontro com as nossas raízes.
Evento Sustentável
Pampilhosa da Serra assume-se como o “Centro da Natureza” e como tal há uma preocupação constante com a preservação do ambiente, sendo que pequenas alterações podem ter um impacto ecológico significativo. Como tal, os visitantes vão continuar a brindar e a celebrar com copos reutilizáveis que podem ser adquiridos no recinto do evento, reduzindo assim o plástico descartável e de uso único. O Município apela ainda à utilização de copos reutilizável usados em eventos municipais anteriores, permitindo aos visitantes poupar dinheiro… e a Natureza!
Praça da Restauração: o sabor das tradições
No centro da festa, a Praça da Restauração acolhe tasquinhas típicas que assumem o papel de guardiãs da identidade culinária da região, através de refeições e petiscos tradicionais. O cheiro agradável do maranho, o sabor da chanfana, a doçura da tigelada e muitas outras apetitosas iguarias, misturam-se com o ambiente festivo, criando memórias também no paladar.
No total são quatro espaços, dois dos quais dinamizados pelos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, que funcionam numa dupla vertente: ao balcão, para quem procura um snack ou um petisco rápido e em formato restaurante, para quem prefere saborear calmamente uma refeição completa, partilhada entre família e amigos.
Para completar a experiência, o Palco 3, dedicado sobretudo ao folclore, está estrategicamente instalado junto a esta zona, fundindo música, dança e gastronomia num só espaço.
Um espaço pensado para os mais pequenos
Junto ao palco 2, onde vão decorrer as atuações dos DJ’s, há um pequeno mundo de diversão dedicado às crianças. Entre as 20h00 e as 00h00, os mais novos poderão brincar e conviver num ambiente seguro, acompanhados por monitores dedicados. Insufláveis, jogos de grupo e muitas outras surpresas foram preparados para garantir que, deste evento, também eles levam para casa memórias únicas.