
Até ao dia 15 de Outubro, está no Heliporto Municipal de Pampilhosa da Serra – situado no Centro de Meios Aéreos (CMA) -, um helicóptero ligeiro de combate incêndios, que reforça o dispositivo especial de combate a incêndios rurais.
O helicóptero chegou ao CMA este domingo, dia 1 de Junho, marcando a abertura oficial do Heliporto Municipal. Na ocasião, a directora do Heliporto e coordenadora do Serviço Municipal de Protecção Civil, Anabela Martins, referiu que o meio aéreo representa uma (…) «mais-valia significativa no que respeita à prevenção e combate a incêndios na região, garantindo uma maior prontidão e eficácia”. Contudo, apelou (…) «é fundamental que as operações respeitem totalmente as normas de segurança» e que (…) «todas as entidades envolvidas continuem a trabalhar em estreita articulação e parceria».
O funcionamento do helicóptero é assegurado pela equipa da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) da GNR sediada no heliporto e pelo Serviço de Brigada de Aeródromo (SBA) dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, apoiando o trabalho das restantes entidades que integram o dispositivo especial de combate a incêndios rurais.
Na abertura oficial do Heliporto Municipal estiveram ainda o comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra (AHBVPS) e director substituto do Heliporto, Luís Almeida, o segundo comandante da AHBVPS, Leonel Duarte, o adjunto de comando, Rui Miguel, a equipa da UEPS/GNR e a equipa do Serviço de Brigada de Aeródromo.