No passado dia 23 de Fevereiro, no salão nobre dos Paços do Concelho, decorreu a primeira Assembleia Municipal de 2024.
Dos pontos do período da ordem do dia, destaca-se a apresentação do relatório anual, referente a 2023, do Programa de Incentivos à Recuperação do Edificado Concelhio. Das 47 candidaturas aprovadas, em sede de reunião de Câmara, 26 correspondem a imóveis destinados a habitação permanente e 21 a imóveis destinados a habitação não permanente e cujas intervenções resultaram num investimento total de 330.891,98 euros, dos quais 258.304,66 euros foram considerados elegíveis, originando uma comparticipação, aprovada pela Câmara Municipal, de 113.476,32 euros. Estes valores revelam a considerável adesão a este programa, por parte dos proprietários pampilhosenses, permitindo dinamizar a economia concelhia, não só no setor da construção como em outros associados, assim como reabilitar parte do edificado concelhio, embelezando desse modo as localidades deste território.
Do mesmo modo, destaca-se também a apresentação do relatório anual, referente a 2023, do Regulamento de Apoio ao Empreendedorismo do Município de Pampilhosa da Serra, uma ferramenta que, à semelhança do anterior, teve uma dotação de 250.000 euros, no orçamento municipal de 2023. As candidaturas submetidas à apreciação do executivo representam um investimento total de 596.406 euros, mais IVA, resultando num apoio público municipal total de 248.301,93 euros. Da análise global ao referido relatório pode-se concluir que existiu uma enorme adesão da parte das empresas e empresários em nome individual do concelho de Pampilhosa da Serra, dinamizando e impulsionando o crescimento do tecido empresarial, em setores como a construção civil, o comércio, a indústria, a floresta e a agricultura, neste último com destaque para o setor apícola. De realçar ainda o fator multiplicador do investimento público municipal, que se cifrou no coeficiente de 2.4, ou seja, por cada euro investido pelo orçamento municipal foi gerado um investimento total de 2,4 euros no concelho de Pampilhosa da Serra.
Estas duas ferramentas referidas, que proporcionaram um apoio municipal total de 361.778,25 euros a munícipes e empresários do concelho durante o ano de 2023, voltam a estar presentes no orçamento da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra para 2024, com uma dotação total de 500.000 euros, que para o presidente da Câmara, Jorge Custódio, “são significativos no orçamento municipal”, mas que, “caso a autarquia consiga implementar estas medidas todos os anos, será um caminho longo, mas com resultados profícuos”, quer na reabilitação do edificado concelhio, quer na dinamização do tecido empresarial, embelezando as localidades pampilhosenses e impulsionando as empresas do concelho.