No dia 4 de Novembro, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, assinou 8 novos contratos ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Empreendedorismo e que representam um apoio por parte da autarquia superior a 63 mil euros, a fundo perdido, para um valor total de investimento de 153 182,98 euros.
O Município, através deste Regulamento, continua a apoiar as empresas do concelho e, desde o início do ano e num total de 23 contratos assinados, já investiu mais 200 mil euros no tecido empresarial concelhio, com o intuito de requalificar as empresas concelhias e de estimular a captação de novas empresas e postos de trabalho.
Pelo segundo ano consecutivo, o Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, tem uma dotação de 250 mil euros no Orçamento Municipal, estando neste momento perto de atingir esse valor. Só em 2024, o valor dos projetos de investimento está fixado em 401 415,11 euros.
Recorde-se que as medidas de incentivo financeiro definidas nesta ferramenta, são de 60% até 10 mil euros (limite de comparticipação) para a instalação de novos negócios ou relocalização de negócios existentes), 80% até 10 mil euros para negócios de transformação de produtos regionais, ou 70% até 10 mil euros para requalificação de negócios existentes. Estes montantes podem sofrer majorações em função da idade do requerente ou da iniciativa, assim como incentivos financeiros ao arrendamento e à criação do próprio emprego.