PAMPILHOSA DA SERRA: “Natal Serrano” é “genuíno dos demais do país”

Conferência de imprensa de apresentação do “Natal Serrano 2023”

No passado dia 30 de Novembro, no Mercado Municipal, realizou-se a conferência de imprensa de apresentação do evento “Natal Serrano” que, como A COMARCA noticiou na sua ultima edição, vai decorrer de 7 a 17 de Dezembro e que, este ano, conta com a participação, de entre outros, dos conhecidos artistas Toy e José Malhoa.

“Tenho a certeza que o ‘Natal Serrano ‘é genuíno dos demais do país”, como considerou o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, “é um Natal da família, dos afectos, dos abraços e não tanto o Natal do Pai Natal. As pessoas da serra nunca se identificaram com esse espírito, mas sim com o Natal de outros tempos e que se pode encontrar no Natal da serra, com todos os cenários” que, de 7 a 17 de Dezembro, os visitantes podem encontrar no Mercado Municipal.

“Deixe-se guiar pela magia de outros tempos”, é o tema do “Natal Serrano” que, no seu programa (em caixa), inclui concertos e espectáculos, fogueira de Natal, o já tradicional Festival da Filhó Esticada, Eira da Brincadeira, tasquinhas e Mercadinho de Natal, a convidar para uma visita ao recinto, que abre todos os dias às 15 horas (excepto no dia da inauguração) e encerra às 22 horas. Sextas e sábados, 0 horas. E que conta ainda como atracção principal os artistas Toy e José Malhoa.

Organizado pelo Município, o “Natal Serrano” conta também com o apoio de todas as Juntas de Freguesia e, este ano e pela primeira vez, com a empresa “Ovos Matinados”, que oferece 800 dúzias de ovos para o Festival da Filhó Esticada que, mais uma vez, vai contar com uma vasta equipa de voluntárias na sua confecção e cuja receita irá reverter para “o apoio das nossas crianças e bebés do concelho”, como disse Jorge Custódia, utentes das Creches da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.

“É um motivo que nos deve orgulhar”, considerou o presidente da Câmara, dando a conhecer também e no âmbito do programa, que vai decorrer ainda o Festival do Medronho e Destilaria numa parceria entre o Município e a empresa “Senda da Beira” e que vai contar com “200 participantes a falar sobre destilaria e medronho”.

Hoje, a Ministra Ana Abrunhosa preside à inauguração do “Natal Serrano”

“Porque cada vez há mais visitantes” (o ano passado ultrapassou os 800 mil), este ano “esperamos ainda mais”. O programa do “Natal Serrano” foi alargado a mais um dia, pelo que e como referiu Jorge Custódio, “não faltarão oportunidades para as pessoas virem à Pampilhosa da Serra”, destacando por isso a presença de “artistas de renome nacional” a abrilhantar a festa, que será inaugurada hoje, quinta-feira, pelas 17-30 horas, pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

E durante os dez dias de festa, “a animação, o espírito genuíno da serra”, como referiu o presidente da Câmara, não faltarão em Pampilhosa da Serra e no seu “Natal Serrano” para o qual e como deu a conhecer, este ano foram convidadas também todas as Escolas dos concelhos vizinhos “para dar a conhecer às nossas crianças e jovens o que era o Natal de outros tempos”, onde o essencial eram os afectos, a fogueira, “o Natal sem fogueira não é Natal”.

As entradas para o “Natal Serrano” são pagas (o bilhete geral é 10 euros. Bilhete diário, de 7 a 10 e de 15 a 17, 2 euros; de 11 a 14, 1 euro. Bilhete gratuito para crianças até aos 11 anos), “mas não é pelo valor do bilhete que as pessoas deixarão de vir”, disse o presidente da Câmara Municipal, deixando o convite, “saiam da vossa zona de conforto, venham à Pampilhosa da Serra, comer a filhó espichada, conviver e viver o autêntico e “genuíno dos demais do país”, que é o “Natal Serrano”.

Programa

No dia 7, pelas 17 horas, inauguração do “Natal Serrano”; 18, actuação do Grupo de Concertinistas do Machio; e 22, actuação dos “Bandalusa”.

Dia 8, 15 horas, animação itinerante com “Trinca-Espinhas”; 19, evento “Festa do Medronho e da Destilaria”; e 22, actuação do artista Toy.

Dia 9, 16 horas, animação itinerante com “A Banda do Carteiro”, actuação dos Ranchos de Pampilhosa da Serra e Clube do Bonjardim; 18, lançamento do livro “Os melhores sabores das Beiras” com momento de show cooking; e 22, actuação do Grupo “Diapasão”.

Dia 10, 15 horas, transmissão do programa DOMINGÃO, da SIC; 16, actuação do Rancho da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra; e 17, show cooking “Chocolate com sabores da Serra” com o chef Flávio Silva.

Dia 11, 20 horas, actuação de Sérgio Gonçalves.

Dia 12, 18 horas, actuação de “Michel Neves e Amigos”.

Dia 13, 20 horas, actuação dos “Sons do Zêzere”.

Dia 14, 20 horas, actuação dos “Geração 3”.

Dia 15, 15 horas, teatro infantil de Natal “Trica Larica” e animação itinerante pelos “Pilha Galinhas”; e 22, actuação do artista José Malhoa.

Dia 16, 16 horas, actuação do Grupo de Dança de Pampilhosa da Serra “O Sonho da Clara”; 17, show cooking “Ao sabor do cogumelo” com o chef Flávio Silva; e 22, actuação do artista David Antunes com Emanuel Moura.

Dia 17, 16 horas, actuação do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense; 16-30, show cooking “Filhó Espichada e Companhia” com o chef Flávio Silva; 17, lançamento “Mensagem Espacial do Natal”.