Este Verão, o Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão convida-o a subir ao céu sem tirar os pés da terra. O calendário de animação para as próximas semanas inclui propostas tão distintas como sessões de observação do Sol e do céu noturno, workshops de astronomia e de astrofotografia, passeios de canoa sob as estrelas e concertos a um palmo do céu. A partir de 20 de Julho, todos os caminhos vão dar a Fajão.
Inaugurado recentemente, o Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão é um projeto multidisciplinar que une turismo, ciência, pedagogia e desenvolvimento territorial. O calendário de animação para este verão inclui programas para todos os interesses e apetências. As atividades variam entre sessões de observação do céu noturno e workshops de astronomia e de astrofotografia, passando por concertos e passeios de canoa ao luar.
Programação de Verão
Workshop de Astronomia: O Sol e Outros Astros – Ver e compreender o Universo – Parceiro: Clube de Astronomia do Alva – 20 e 27 de Julho | 18h00; e 7 e 14 de Setembro | 18h00.
Concertos Clandestinos – A Um Palmo do Céu – Helder Bruno ao Piano e Observação do Céu- 27 de Julho | 22h00.
Noite das Perseidas: Observação de Estrelas Cadentes, Constelações e da Lua ao telescópio – Parceiro: FISUA – 11 de Agosto | 22h00.
Workshop de Astrofotografia: Fotografar e Revelar o Universo – Parceiro: Miguel Marques Photography – 10 e 11 de Agosto.
Nota – Todos os eventos necessitam de inscrição prévia através de formulário online disponibilizado no site das Aldeias do Xisto.
Atividades em permanência no Bookinxisto – Canoagem Noturna: Viagem à Luz das Estrelas e Passeio Noturno: Viagem à Luz das Estrelas.
O Observatório é constituído por uma Dome, um lugar de observação e de conhecimento sensorial no alto do Fajão (a cerca de um quilómetro a pé e 3 quilómetros de carro da povoação) e por um quiosque situado no centro da aldeia de Fajão (concelho de Pampilhosa da Serra).
Por ser uma estrutura de observação de entrada e acesso livres, pode ser visitada sem marcação. Quem o visita a título particular é aconselhado a levar o seu próprio equipamento. Caso não o faça, não há qualquer problema – as condições para uma noite envolvente continuam reunidas: pode deslumbrar-se com o magnífico céu escuro de Fajão com o mais poderoso instrumento de observação da Humanidade, os seus olhos.
Aldeias do Xisto – À Luz das Estrelas
A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda aquilo que já é a proposta de valor central do projeto Aldeias do Xisto: a imersão e o contacto com a natureza, desta feita sob a abóbada celeste, e com as comunidades locais. O projeto foca-se no usufruto do céu escuro, de estímulo à captação de novos fluxos turísticos e desenvolvimento de novos produtos, de sensibilização para a proteção da paisagem e do céu escuro e de redução da poluição luminosa.
As excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu e ainda a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos valeram às Aldeias do Xisto a Certificação Destino Turístico Starlight, atribuída pela Fundação Starlight em 2019 e já renovada em 2024.
O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, é um projeto liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em co-promoção com o Município de Pampilhosa da Serra, e constitui uma âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, desenvolvida em parceria com 20 Municípios do Pinhal Interior, as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, da Região de Leiria, da Beira Baixa e das Beiras e Serra da Estrela, o Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações, a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.