PAMPILHOSA DA SERRA: Passeio Micológico – Caminhar, identificar e degustar

No dia 8 de Janeiro e após um interregno de dois anos, o Município voltou a dinamizar o célebre Passeio Micológico. Esta é uma iniciativa direcionada aos amantes da natureza e a todos os que pretendam conhecer de forma mais detalhada as particularidades do mundo micológico.

Para o efeito, o programa contemplou uma caminhada em Dornelas do Zêzere, que contou novamente com o acompanhamento do eng. João Gama na identificação e colheita de cogumelos e, terminada a caminhada, a iniciativa continuou com um conjunto de atividades relacionadas com os cogumelos e outros produtos endógenos.

Para além de valorizar a importância da micologia e o potencial ecológico dos cogumelos que nascem no nosso território, este evento teve como objetivo incentivar a adoção de boas prática de colheita, confecção e consumo, mantendo a integridade do ecossistema e a segurança dos consumidores.

O programa iniciou com a concentração junto ao edifício da Junta de Freguesia (Largo das Festas); início do passeio; um olhar sobre a importância da micologia e o valor ecológico dos cogumelos silvestre, com o eng. João Gama; confecção e degustação de espécimes recolhidos, com o chef Filipe Aires (restaurante “O Fiado”); almoço micológico; degustação de aguardentes e licores; e terminou com a confeção e degustação de Filhó Espichada, com o Atelier da Filhó.