PAMPILHOSA DA SERRA: Santa Casa da Misericórdia apresentou Plano de Atividades para 2022

Esta nobre instituição de utilidade pública da mais elevada utilidade, na criação e manutenção de postos de trabalho, no acolhimento dos nossos idosos, proporcionando-lhes carinho e conforto, não tão bom como em sua própria casa, mas com a maior dignidade possível, no fim de árduo trabalho na sua/nossa curta vida, umas curtas férias que viemos passar a este maravilhoso e belo paraíso, que nos foi emprestado para tal, tendo ainda outras valências, como a creche, que acolhe as crianças do concelho, serviços continuados, proporcionando a todos o mais valioso e rico que temos, a saúde, fisioterapia, apoio domiciliário, também de alta importância para os idosos que possam permanecer em suas casas, e tudo o que seja apoio a quem precisa.

Na assembleia geral realizada a 25 de Novembro 2021, em que o número de presenças foi diminuto, como tem sido de costume, demonstrando desinteresse por uma instituição de tão elevada importância, desmotivando também quem dirige seus destinos, sem nada pedir em troca, apenas pelo prazer de bem-fazer, tal como disse um associado presente Ricardo Serra (Mota) que decerto seria o associado mais recente, sentindo-se também desiludido por tão diminuto número de presenças, salientando que podiam contar consigo em tudo o que estivesse ao seu alcance para colaborar.

A assembleia onde, além de se poder apresentar tudo em prol da instituição, um dos pontos foi a apresentação do plano de atividades e orçamento de exploração previsional e investimentos para o ano económico de 2022, foi presidida pelo Dr. João de Matos Ramos, que antes de dar início aos trabalhos à hora marcada cumprimentou os presentes agradecendo sua presença.

Dando a palavra ao provedor Dr. António Sérgio Brito Martins, que visivelmente triste e desiludido pelo número diminuto de presenças, referiu que em nome desta instituição, conforme previsto na lei, vinha apresentar o plano de atividades e orçamento previsional e investimentos para o ano económico de 2022.

Devido à condicionante económica que o país atravessa devido à pandemia, tem por valores reais idênticos aos de 2021, que irão procurar o máximo de contenção em determinadas rúbricas do mesmo, além de fazer todo o possível pela manutenção do bom nome desta instituição, e em colaboração estreita com o poder local, nomeadamente o município, «iremos prosseguir com o projeto de remodelação e requalificação do edifício do centro de saúde antigo, designado por antigo Hospital, para implantação de uma nova infraestrutura social, com equipamento básico para sua boa funcionalidade».

Já nos subsídios, doações e legados à exploração, «considerámos os valores previstos para o ano de 2021, acrescidos de um aumento de 6,0% e para que tudo decorra da melhor forma iremos colaborar com todos nossos parceiros, independentemente de suas origens, no desenvolvimento de ações sociais».

Preveem-se gastos previsionais no valor de 4.081.758,90 euros, distribuídos da seguinte forma: Fraldas, 15.447,00 euros; géneros alimentares, 258.879,38 euros; material clínico, 5.279,92 euros; medicamentos, 31.051,39 euros; fornecimento de serviços externos, 708.886,29; gastos com o pessoal, 2.812.912,69; gastos de depreciação e amortização, 205.671,20 euros; outros gastos e perdas, 7.995,84 euros; juros e gastos similares, 35.635,19.

Quanto aos rendimentos previsionais, no valor de 4.091.202,57 euros, são distribuídos da seguinte forma: Vendas, 22.200,96 euros; quotas de utilizadores, 2.314.238,53; outros serviços, 134.887,68 euros; subsídios, doações e legados á exploração, 1.294.311,72 euros; outros rendimentos e ganhos, 293.490,15 euros.

Por tudo isto apresenta um resultado líquido positivo previsional de 9.443, 67 euros.

Depois desta apresentação, o provedor assinalou que, «devido às circunstâncias que o país atravessa não vai ser fácil uma boa gestão, mas tudo farão o que estiver a seu alcance pela sua boa funcionalidade», salientando que «a entrega à instituição, pelo Serviço Nacional de Saúde das nossas instalações alugadas ao mesmo (antigo hospital de Pampilhosa da Serra), com uma renda mensal de 5.000,00 euros, valor que é importante para as despesas correntes e como já foi referido anteriormente, irão continuar com sua remodelação e requalificação desse espaço, adaptando-o às necessidades da instituição, para o qual propomos um investimento total no valor de 490.000,00 euros, de modo a proporcionar aos nossos utentes uma excelente qualidade e conforto».

Para que o crescimento da instituição seja cada vez mais sólido, tudo se irá desenvolver, exaustivamente, embora a situação existente não seja nada favorável, mas como disse o provedor, «estamos empenhados em dar continuidade a várias ações no âmbito social e assim zelar pelo seu bom funcionamento e das suas diversas valências, e vamos procurar dar a todos os utentes melhores condições de vida e trabalho, fazendo disso nosso apanágio». Referiu ainda o Dr. António Sérgio, «para que tudo decorra como esperamos é necessário a estreita colaboração de todos, autarquias locais, com voluntariado, parceiros sociais, outras instituições, parcerias públicas com Segurança Social, A.R.S., protocolos de colaboração com Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e outras, pois só assim conseguiremos o que nos propomos, sendo da mais alta importância criar melhor qualidade de vida aos funcionários, não esquecendo o carinho e afeto aos seus utentes e desprotegidos».

Foi apresentada à mesa uma proposta muito bem merecida, de agradecimento e louvor a João Custódio recentemente falecido, foi durante longos anos Vice-Provedor desta instituição, que apesar de suas limitações por motivos de saúde, sempre trabalhou até a seu fim pelo bem-estar dos seus utentes. A sua falta foi por todos sentida, e por isso a proposta apresentada foi aprovada por unanimidade.

Antes de dar os trabalhos por encerrados a Dr.ª Verónica Serra, associada e colaboradora da instituição no Voluntariado, apresentou um vídeo muito bem elaborado dos eventos realizados ao longo do ano, de entretenimentos, proporcionando aos idosos e crianças, momentos agradáveis, um excelente trabalho realizado pelos que fazem parte do Voluntariado.

Tudo tendo decorrido de melhor forma, o presidente da mesa deu a sessão por encerrada, agradecendo aos presentes e desejos de um bom Natal e Ano Novo, datas que se aproximam.