PAMPILHOSA DA SERRA: Secretário de Estado do Ambiente sensibilizado para intervenção urgente na Garganta do Zêzere

O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, conheceu, no terreno, os constrangimentos de ordem ambiental e de segurança rodoviária provocados pela instabilidade da vertente rochosa da margem direita da Garganta do Zêzere. A visita realizada na manhã do dia 24 de Março, surgiu na sequência de um convite efetuado pelo Município de Pampilhosa da Serra no ano passado, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques.

“Continuamos a fazer todos os esforços para encontrar uma solução definitiva para este problema que se arrasta há demasiado tempo”, expressou na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, reiterando que a complexidade da obra, numa zona classificada como geomonumento pela UNESCO, e o valor previsto no projeto de execução – cerca de 1 milhão e 200 mil euros -, levam a que seja “indispensável o apoio do Governo”.

Recorde-se que as derrocadas já ocorridas na formação geológica e o risco eminente de episódios semelhantes, originaram o corte de estrada entre as freguesias de Janeiro de Baixo (Janeiro de Baixo) e Cambas (Admoço), nos concelhos de Pampilhosa da Serra e Oleiros, respetivamente. Tal como desde a primeira hora e ciente dos constrangimentos provocados a toda a população e visitantes ao longo do tempo, o Município de Pampilhosa da Serra continua a tentar obter uma decisão concertada, que seja financeiramente viável, salvaguarde o património natural e ambiental e devolva as condições de segurança adequadas à reposição da circulação na estrada intermunicipal em apreço. 

No local, Emídio Sousa teve ainda oportunidade de conhecer o resultado do estudo técnico realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a pedido do Município de Pampilhosa da Serra, bem como o projeto de execução das soluções preconizadas.

A visita contou também com o acompanhamento da vice-presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, do vereador Rui Simão, do vereador da Câmara Municipal de Oleiros, Filipe Bártolo, assim como de elementos dos executivos das Juntas de Freguesia de Janeiro de Baixo e Cambas.