PAMPILHOSA DA SERRA: Visita técnica lança bases para novo ciclo de valorização do Museu Monsenhor Nunes Pereira

No dia 20 de Janeiro, o Município de Pampilhosa da Serra, a Junta de Freguesia de Fajão-Vidual, o Seminário Maior de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro estiveram reunidos numa visita técnica ao Museu Monsenhor Nunes Pereira, localizado na aldeia de Fajão, com o objetivo de avaliar necessidades prioritárias de intervenção e definir linhas de atuação para a preservação e valorização deste espaço museológico.

Esta visita surge da necessidade emergente de uma intervenção no edifício e em algumas peças do espólio exposto, visando a sua salvaguarda e conservação. A Junta de Freguesia de Fajão-Vidual encontra-se, neste momento, a preparar tecnicamente essa intervenção, contando com o apoio especializado da curadoria do Seminário Maior de Coimbra, em estreita colaboração com o Museu Nacional Machado de Castro, garantindo acompanhamento qualificado.

No horizonte desta cooperação institucional está igualmente prevista a verificação do inventário do Museu e a definição de um novo discurso expositivo, que permita reforçar a coerência narrativa do espaço, valorizar o legado artístico e intelectual do autor e melhorar a experiência cultural dos visitantes.

Participaram nesta visita técnica a vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Tomé; presidente da Junta de Freguesia de Fajão-Vidual, Aurélio de Campos; Virgínia Gomes, técnica superior do Museu Nacional de Machado de Castro; Cidália Santos, curadora da Oficina-Museu Nunes Pereira do Seminário Maior de Coimbra; e Anabela Lopes, colaboradora do Município de Pampilhosa da Serra afeta à programação cultural.

Recorde-se que o Seminário Maior de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro são parceiros na coordenação geral das comemorações que assinalam os 120 anos do nascimento e os 25 anos da morte de Monsenhor Nunes Pereira, desenvolvidas sob o mote «Nunes Pereira. Do nascimento ao renascimento». O primeiro momento deste programa comemorativo decorreu no passado dia 10 de Janeiro, com a inauguração da exposição “Nunes Pereira e o Traço: 1927 – 2001”, patente na Oficina-Museu Nunes Pereira, no Seminário Maior de Coimbra.