
De 17 a 19 de Maio, Pampilhosa da Serra acolheu o Walking Weekend 2024, um evento que celebra a beleza natural da região e as emoções e experiências únicas que proporciona. Este festival, que já se consolidou como um ponto de encontro para os amantes da natureza, ofereceu três dias repletos de atividades diversas, revelando o melhor da essência serrana.
As caminhadas foram apenas o início desta incrível jornada onde, no sábado de manhã, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a Rota da Lenda da Beira, imergindo na cultura do medronheiro e compreendendo todo o ciclo deste produto identitário. A atividade “Pés ao Caminho e Mãos na Massa” permitiu aos participantes aprender e experimentar a confeção da tradicional Filhó Espichada, enquanto desfrutavam das paisagens deslumbrantes da aldeia de Cabril.
Pessegueiro acolheu a caminhada “Pelo património natural da aldeia mágica de Pessegueiro”. A caminhada “da Serra de São Domingos à Barragem de Santa Luzia” desafiou os participantes a subir ao alto da Serra de São Domingos e a conhecer as suas lendas. Simultaneamente, a Rota do Rio Unhais ofereceu aos mais resistentes uma experiência desafiante, levando-os a percorrer 18 km que ligam a vila de Pampilhosa da Serra à Barragem de Santa Luzia que, durante a tarde, se transformou num centro de atividades diversas, incluindo canoagem, tiro ao arco, laser tag, slide, momentos de relaxamento com massagens, workshop de concertina e passeios de bicicleta. As condições meteorológicas obrigaram a uma mudança de planos e, em vez da observação do céu estrelado, os participantes foram brindados com um jantar no Mercado Municipal, que culminou com a atuação enérgica da banda Lets Get Physical, proporcionando um ambiente festivo e memorável.
No domingo, as emoções continuaram com duas caminhadas aquáticas: uma no Poço do Caldeirão e outra no Poço da Cesta, ambas destacando a beleza e a adrenalina das águas do Rio Unhais e do Rio Ceira. A caminhada interpretativa na Aldeia das Moradias e o trilho “Rés-do-Chão do Céu” ofereceram momentos de introspeção e conexão profunda com rebanhos e enxames. O festival terminou com um piquenique serrano na Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, que também foi palco para a apresentação do novo Festival de Caminhadas de Outono, que se realizará em Outubro, no concelho de Castanheira de Pêra. Esta parceria promete trazer ainda mais oportunidades para os amantes da natureza explorarem e se conectarem com as maravilhas naturais da região.
O Walking Weekend 2024 demonstrou, mais uma vez, que é muito mais do que um festival de caminhadas. Foram três dias de conexão com a natureza, celebração da cultura local e criação de memórias inesquecíveis. Pampilhosa da Serra despede-se com a promessa de novas aventuras no próximo ano, esperando receber todos os que desejam explorar e viver momentos inesquecíveis. Até à próxima edição, e boas caminhadas a todos!