A inaugurar em 25 de Agosto próximo se tudo correr como está contratualizado, é deste bloco de granito, vai sair o Monumento ao Colhereiro que será colocado no Largo mais representativo de Pardieiros.
Trata-se de uma homenagem que há mais de 20 anos esteva no pensamento do organizador. Passou estes anos e não havia oportunidade de levar por diante esta iniciativa de homenagear todos os colhereiros da Freguesia de Benfeita, havendo um em Gois e um outro em Digueifel, mas descentes de Sardal e Pardieiros.
Infelizmente hoje só temos dois colhereiros em Pardieiros e u em Luadas, quando na década de 40 Pardieiros tinha mais de 50. São as circunstâncias da vida, os jovens não querem aprender e dentro de uma dúzia de anos, certamente restará o José Pinheiro, que é o mais novo. Fica assim mais pobre o nosso concelho o que lamento, porque também fui colhereiro e podendo não gostava de deixar passar esta oportunidade de homenagear tantos artistas.
O seu Monumento vai ser em granito duro, como duro foi sempre a arte das colheres de pau porque os artistas, fizesse chuva, vento e frio, levantavam-se de madrugada para ir cortar a madeira aos pinhais, havendo distâncias de mais de uma hora de caminho com um grande rolo da madeira ao ombro e, quando chagavam a casa, tinham de mudar de roupa porque muitas vinham encharcados. Eram uns heróis, hoje é mais fácil a madeira já vem em carrinhas para junto á oficina.