A Câmara Municipal de Penacova vai investir meio milhão de euros (mais IVA) na musealização do Centro Interpretativo do Mosteiro de Lorvão, na recuperação das obras de arte e na criação de uma loja e acessibilidades. O prazo de execução dos trabalhos, já consignados, é de 270 dias.
Recorde-se que o espaço criado junto aos claustros do Mosteiro de Lorvão, monumento nacional na freguesia de Lorvão, está encerrado desde 2014, após um investimento do Estado de 1,7 milhão de euros. “Em tempo recorde, o Município de Penacova resolveu as questões pendentes, relacionadas com o projeto, lançou o concurso e agora acaba de consignar a obra”, afirma o presidente do Executivo, Álvaro Coimbra.
“Em pouco tempo, conseguimos alcançar algo que estava estagnado e sem aparente solução. Com este investimento, pretendemos dar uma maior visibilidade ao Mosteiro de Lorvão e colocá-lo definitivamente nos roteiros turísticos”, sublinha o autarca, que se diz “muito entusiasmado com o projeto de musealização”, tanto mais que “a empresa que venceu o concurso – Ambienti D’Interni – fez recentemente um trabalho extraordinário no palácio da Ajuda, no novíssimo Tesouro Real”.
O novo centro interpretativo, acrescenta Álvaro Coimbra, “vem reforçar o investimento e aposta na vila de Lorvão, que se vem juntar às empreitadas já a decorrer na Casa do Monte e Oficina do Palito e a concessão do hotel, ao abrigo do programa Revive, com início de exploração previsto para 2024”.