PENACOVA: Câmara Municipal aprova contas de 2021

A Câmara de Penacova aprovou no passado dia 18 de Abril, o relatório de gestão e contas de 2021, que registou 6,1 milhões de euros de dívidas, resultante do aumento do passivo em 43,2% face a 2020, e 1,9 milhão de euros de prejuízos (resultado líquido negativo), decorrentes do aumento da despesa em dois milhões de euros (16,8%) face ao ano anterior.

Afirmou, em tom preocupado, o vereador das Finanças, Carlos Sousa, “Se isto fosse uma empresa privada e se a má gestão autárquica socialista continuasse a conduzir os destinos da câmara municipal e a fazer cada vez mais despesa face à receita existente, como estava a fazer, o Município de Penacova já tinha decretado falência!”.

Já o presidente Álvaro Coimbra salientou que “Herdámos uma situação financeira, do anterior executivo, extremamente preocupante, só em 2021, ano de eleições autárquicas, deixou uma despesa comprometida, mas não paga, de 2,3 milhões de euros, pois só em fornecimentos e serviços externos, a despesa aumentou cerca de 1,1 milhão de euros, os gastos com pessoal registaram um aumento de 11,2%”, que “todos os indicadores financeiros de 2021 registaram um agravamento face a 2020”.

Na apresentação das contas de 2021, o vereador Carlos Sousa revelou ainda que “foi assumido pela Câmara cerca de 1,8 milhão de euros que ainda não estavam faturados, situação que vai agravar ainda mais a despesa e o endividamento municipal nos próximos anos”, salientando Álvaro Coimbra, que conduz os destinos autárquicos de Penacova desde 16 de outubro do ano passado, que “Esta pesada e difícil herança financeira vai continuar a obrigar-nos à adoção de medidas estratégicas infelizmente necessárias para contribuir para a resolução do problema, apesar do esforço que começou a empreender-se no final de 2021”.