O casal belga John Joris e Oetje Wauters doou ao Município de Penacova, na passada semana, um conjunto de instrumentos musicais que a autarquia vai agora distribuir pela Escola de Artes e por outras instituições culturais do concelho.
O casal de mecenas fundou, há alguns anos, a “Do Well”, uma instituição sem fins lucrativos que se tem dedicado a ações solidárias sobretudo em Mianmar, a antiga Birmânia.
Ao longo de mais de uma década, a “Do Well” fez várias doações (material escolar, medicamentos, roupa, material informático, cirurgias, etc.) naquele país asiático e contribuiu para o desenvolvimento de várias comunidades locais.
A ligação de John Joris ao mundo da música fez com que tenha organizado concertos de cariz beneficente, ao lado de Joost Zweegers, conhecido cantor e compositor da banda Novastar.
John Joris e Oetje Wauters descobriram Penacova através de amigos e acabaram por comprar e recuperar uma casa numa das aldeias deste concelho do distrito de Coimbra.
Há um ano conheceram o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, e transmitiram a vontade de querer ajudar a desenvolver a cultura local, em especial o ensino da música.
A ajuda materializou-se com a entrega de diversos instrumentos musicais e material áudio. “Estamos eternamente gratos ao John e à Oetje por este gesto. Sabemos da sua dedicação a estas causas, sobretudo, noutros hemisférios e isto é mais uma prova do seu altruísmo. Esta doação de instrumentos vai enriquecer o ensino da música, da nossa Escola de Artes e ajudar alguns grupos culturais do concelho”, afirmou o autarca Álvaro Coimbra.