Conforme foi anunciado, no passado fim-de-semana (3, 4 e 5 de Junho), realizou-se a Feira das Tradições de Lorvão, onde estiveram em destaque as diversas representações de associações do concelho, no espaço emblemático do Jardim do Mosteiro de Lorvão, apresentando cada uma delas as suas iguarias gastronómicas, nas respectivas tasquinhas, bem como a presença de diversos artesãos.
Durante os três dias apresentaram-se também em palco grupos de folclore e outros agrupamentos, com destaque para os locais, Grupo Etnográfico de Lorvão, Rancho Folclórico “As Paliteiras” de Chelo e a finalizar a Feira, em destaque a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense.
Antes da abertura da Feira, o presidente da Junta de Freguesia, Mário João Rosa Santos Escada, deixando agradecimentos a todos os que têm colaborado para que este evento fosse possível, não deixou de lembrar ao presidente da Câmara de Penacova, ali presente, para que «não esqueça Lorvão, somos a maior freguesia e também somos, como dizia alguém que já não está ente nós, o espelho do concelho de Penacova», mas tem a certeza «que vamos continuar a trabalhar juntos, pois a Freguesia de Lorvão merece e tem muita obra para realizar», porque, como referiu Mário João Escada, «da nossa parte estaremos, como sempre estivemos, disponíveis para colaborar».
Em declarações à A COMARCA, o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, referiu «como é bom sentir novamente estas festas, como sentir esta feira, pois dois anos de pandemia é bastante salutar que as pessoas e as associações estejam de volta, bem como sendo um bem para as empresas» e sobre a Feira, afirmou que «tenha um sucesso para continuar». E pelo que soubemos assim foi na verdade, como alicerces fortes para continuar.
A visita foi iniciada, abrilhantada pelo trio musical «Antes só vinho do que mal acompanhado».
Estiveram presentes na feira, na parte artesanal: Os Bordados da Magalhães, Centro Escolar de Lorvão, Maria Esmeralda Bem Haja Maia, Alfaiataria Batista, Divinamente Natural, Maria Celestina Ralha dos Santos (produtos caseiros), Centro Social e Paroquial de Lorvão, Lúcia Borges santos, Selma Santos, Picôs da Nanda, Ana Filipa Neves, Jorge Neves, Plim Party, Bijuterias e Outros Mimos, Bete Rodrigues, RMPF-Artesanato, Sabores do Alva, Mommy & Baby Polvinho Love E Teresa e as Agulhas e Pontinhos Meus. As tasquinhas: Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, Associação Cultural e Recreativa de Chelinho, Grupo Etnográfico de Lorvão, União Desportiva Lorvanense, União Popular de Rebordosa, Centro Cultural Recreativo Desportivo do Roxo e Comissão de Festas de S. Mamede.
…A festa da Freguesia de Figueira de Lorvão
Por sua vez, nos dias 17, 18 e 19 de Junho, tem lugar a VIII Festa da Freguesia de Figueira de Lorvão.
A abertura está marcada para as 19 horas de sexta-feira, com visita às tasquinhas com o grupo de gaiteiros «Arrebenta Bulhas». Depois dos jantares e petiscos, actuação das Turmas de Danças Urbanas do CBESFFL e a encerrar este dia festivo, actuação do Dj Nuka.
Sábado, pelas 17 horas, abertura do certame, com visita às tasquinhas com o Grupo de Gaiteiros «Arrebenta Minas». Pelas 21.30 horas, actuação da Banda Kappa; 23.30 horas, actuação da artista Quina Barreiros e suas Bailarinas e a finalizar o dia, actuação do Dj Scolari.
Domingo, tem particular interesse, porque são homenageados os antigos Presidentes de Junta de Freguesia, pelas 17 horas, com entregas de lembranças. A abertura da feira é às 10 horas, com o Grupo de Gaiteiros «Arrebenta Minas»; 16 horas, actuação do Grupo de Cantares «Trigo Maduro», seguindo-se em palco o Grupo de Danças e Cantares de Agrelo; 18.30 horas, matinée dançante com o Tó Mané, encerrando as festas pelas 21.30 horas.