A falta de lampreia obrigou o Município de Penacova – que teve o apoio dos restaurantes – a cancelar o Festival Gastronómico da Lampreia, que habitualmente se realiza durante este mês que agora finda.
Apesar da época ir até Abril, o Município decidiu o cancelamento do Festival porque (…) «não se prevê que haja uma grande alteração face ao cenário actual», antevê o presidente da Câmara.
«Um evento gastronómico pressupõe abundância e, neste momento, a lampreia é pouca e muito cara», acrescentou Álvaro Coimbra.
Concelho de referência na confecção da lampreia, e devido à escassez daquele peixe, a autarquia, em parceria com a Confraria da Lampreia de Penacova, e a colaboração do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Évora, organizou no último sábado, dia 24, um colóquio para abordar o declínio da espécie no território português, e em particular no rio Mondego.
Pesca da lampreia pode ser proibida
«Tendo em conta que somos conhecidos como a capital da lampreia, tínhamos de fazer alguma coisa e convidar a comunidade científica para debater esta questão», referiu Álvaro Coimbra, à Agência Lusa.
De acordo com o presidente da Câmara de Penacova, foram convidadas várias entidades públicas ligadas ao sector (participaram associações de pescadores de norte a sul do país), a quem foram apresentadas propostas de medidas para assegurar a preservação da espécie nos rios portugueses. «Chegou o momento de ouvir a comunidade científica e pedir às autoridades medidas que protejam a espécie. A lampreia tem tido um peso socioeconómico relevante em Penacova. Não podemos continuar a assistir passivamente ao seu declínio».
Ao que A COMARCA apurou uma das medidas poderá passar pela proibição da pesca da lampreia (ver caixa), já que (…) «em primeiro lugar, está a preservação da espécie», sublinhou o autarca.
Recorde-se que o custo de uma lampreia inteira, para já, está fixado nos 150 euros (…) «mas poderá aumentar», segundo revelaram profissionais da restauração de Penacova.
Por isso, e face às restrições no abastecimento de lampreia, os restaurantes do concelho aconselham os potenciais clientes a um contacto prévio.
Medidas para a recuperação da população de lampreia
Nos estuários e rios: Reduzir a mortalidade por pesca (paragem total em sistema rotativo entre rios durante os próximos 10 anos; proibição total no rio Guadiana) | Implementar um programa de monotorização robusto | Generalizar o uso do selo de origem | Banir a captura ilegal (reforço da fiscalização; controlo de restaurantes / ASAE) | Restaurar habitat (eliminar barreiras obsoletas – açude do Louredo; construção de passagens para peixes; evitar regularizações destrutivas) | Implementar programa de translocação de lampreias adultas | Avaliar a existência de efeitos sub-letais (osmorregulação, migração, fecundidade) provocado por poluentes emergentes | Despistar a existência de doenças | Controlo de espécies exóticas (peixe-gato europeu no rio Tejo)
No mar: Colmatar as lacunas de conhecimento relativamente a esta fase do ciclo de vida da lampreia