
É inaugurado pelas 10 horas, na próxima segunda-feira, dia 17, na Biblioteca Municipal, o 1.º Festival Literário de Penacova que se desenrola até 22 de Fevereiro.
Organizado pelo Município de Penacova em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Penacova, Rede de Bibliotecas de Penacova, Rede de Bibliotecas Escolares, projecto A Ler Mais e Melhor e Pró Literacias, promete ser um marco cultural no concelho, celebrando a literatura e as artes como ferramentas de transformação social e educacional.
Assim, na próxima segunda-feira, será também inaugurada a Feira do Livro e uma exposição de imagense e desenhos científicos, seguindo-se uma pequena palestra do cientista e físico Carlos Fiolhais e do jornalista e escritor João Gobern, bem como uma conversa destes dois convidados, moderada pelo jornalista e escritor Fernando Alvim.
Para o presidente da Câmara Municipal de Penacova, o Festival Literário de Penacova é muito mais do que um evento cultural. «Esta 1.ª edição é uma oportunidade única para reforçarmos o papel da literatura e das artes como pilares da educação e do crescimento da nossa comunidade. Reunir nomes de dimensão nacional e internacional numa iniciativa de um município do interior é um motivo de grande orgulho e um sinal claro do nosso compromisso com a cultura», afirma o autarca.
Álvaro Coimbra destaca ainda o impacto do festival na região: «Este evento não só promove Penacova como um polo cultural de excelência, mas também incentiva o envolvimento de toda a comunidade, desde as escolas até às associações locais. Queremos que este festival seja uma referência anual, capaz de atrair visitantes e de enraizar ainda mais o gosto pela leitura e pelas artes na nossa população».
O autarca sublinhou também a relevância de proporcionar o acesso gratuito às actividades: «A cultura deve ser acessível a todos, e é com essa premissa que estruturámos este festival. Estou certo de que esta será uma experiência enriquecedora para todos os participantes e que, juntos, daremos um importante passo para consolidar Penacova como um ponto de encontro entre a literatura, as artes e a educação».
Recorde-se que o Festival Literário de Penacova traz palestras, apresentações de livros, espectáculos de teatro, música, dança e poesia, exposições, feira do livro, entre outras, sendo de destacar a Feira do Livro; Conversas com José Luís Peixoto, Carlos Fiolhais, Manuela Pereira, João Gobern, Fernando Alvim, Pedro Chagas Freitas, Sónia Simões, Raul Minh`alma, Pedro Lamares, Rodolfo Castro e padre João Paulo Vaz; Teatro, poesia e cinema e Ateliês e exposições.
As entradas são livres.