O Município de Penacova tem mantido reuniões com os responsáveis da ULS (Unidade Local de Saúde) de Coimbra – a nova entidade que supervisiona o SNS na região – no sentido de solucionar os problemas sentidos na Extensão de Saúde de Figueira de Lorvão.
De acordo com uma nota do Município «o executivo camarário liderado por Álvaro Coimbra reuniu em Penacova com Almerinda Marques, membro do Conselho de Administração da ULS Coimbra, a quem transmitiu o desagrado pelas falhas sentidas em Figueira de Lorvão, a nível médico, de enfermagem e apoio administrativo (competências que se mantêm na ULS de Coimbra), que comprometem o serviço prestado à população.
O município fez saber que se opõe ao esvaziamento dos ficheiros de utentes e exige o reforço de recursos humanos em Figueira de Lorvão.
O presidente da câmara reiterou, mais uma vez, a necessidade de repor a normalidade naquela extensão, numa freguesia com um número considerável de população idosa, mas que revela dinâmica de crescimento entre a população jovem.
O autarca sublinhou que o município submeteu recentemente ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) uma candidatura para a melhoria das instalações de Figueira de Lorvão e por isso, não faz qualquer sentido, equacionar o seu encerramento».
A mesma nota salienta que «A responsável da ULS Coimbra garantiu que esse cenário não está em cima da mesa».
Nesse sentido o Município de Penacova apela aos utentes da Extensão de Saúde de Figueira de Lorvão (…) «que não aceitem qualquer mudança para outra extensão e, também, apela a todos os cidadãos que se mantenham utentes dos serviços de saúde no nosso concelho».