Trata-se de um projecto cultural e educacional, implementado pela Câmara Municipal de Penacova, e que teve início em São Pedro de Alva.
“Filarmónicas vão à escola” mostrou à comunidade o resultado das actividades de enriquecimento curricular, onde as crianças têm tido a oportunidade de experimentar alguns dos instrumentos musicais.
A iniciativa, que conta com o apoio da Escola de Artes de Penacova, Agrupamento de Escolas de Penacova e bandas filarmónicas de Lorvão, São Pedro de Alva e Penacova, visa uma maior dinamização da vida cultural do concelho, incutindo desde cedo às crianças o interesse pela vida associativa e, em particular, pelo movimento filarmónico.
A Casa do Povo de São Pedro de Alva deu o pontapé de saída nos concertos, tendo casa cheia para ver a evolução dos jovens da EB1 de São Pedro de Alva e da EB1 do Seixo, acompanhados pela Filarmónica da Casa do Povo de São Pedro de Alva.
Entretanto, na sexta-feira, 15 de Março, subiram ao palco as crianças da EB1 de Figueira de Lorvão e da EB1 da Aveleira, acompanhados pela Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, num concerto que decorreu na Associação de Apoio a Jovens e Idosos (AAJI) de São Mamede.
No sábado, dia 16, no último concerto da iniciativa, foi a vez da EB1 de Penacova mostrar-se ao público no Pavilhão Municipal Aniceto Simões, juntamente com a Filarmónica da Casa do Povo de Penacova.