A instituição do “Prémio Manuel Cunha Nogueira” e a sua atribuição, a título póstumo, precisamente à personalidade que dá nome a este novo troféu foi a principal novidade da 10.ª Gala do Desporto de Penacova, que decorreu com o pavilhão gimnodesportivo Aniceto Simões completamente esgotado.
Para Magda Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal, a Gala do Desporto de Penacova procurou ser a festa de todas as associações e modalidades.
«Num registo de alegria e de comemoração, procurámos enaltecer os resultados desportivos, sem esquecer, contudo, as demais associações e clubes, que elevam, diariamente, o desporto e Penacova», afirmou a autarca que detém o pelouro do Desporto.
Magda Rodrigues salientou a homenagem póstuma feita a Manuel Cunha Nogueira (…) «com emoção, honrámos a memória de um homem bom, Manuel Cunha Nogueira, Manel de Miro, recentemente falecido, pelo seu papel no desenvolvimento do desporto em Penacova, instituindo o prémio ‘Manuel Cunha Nogueira’. Foi um momento muito especial e muito feliz, que muito nos orgulhou» sublinhou a vice-presidente do Município no final da 10ª edição do certame desportivo.
Recorde-se que as distinções atribuídas na Gala do Desporto do Município visam reconhecer e valorizar publicamente todos aqueles que elevam o nome de Penacova através do desporto, homenageando diversos agentes desportivos – dirigentes, treinadores e atletas -, associações e clubes do concelho, pelos resultados meritórios alcançados a nível regional, nacional e internacional.
Galardoados
“Prémio Município”, foi atribuído a André Pimpão, do União Futebol Clube, e o prémio “Especial Júri” contemplou André Soares, da Casa do Benfica de Penacova.
“Associação/clube”, venceu o Mocidade Futebol Clube; o “Prémio Equipa” foi atribuído à União Popular de Chelo, e como “Dirigente” foi distinguido Bruno Abel, da Associação e Melhoramentos, Cultura e Recreio do Silveirinho.
O prémio “Atleta masculino” foi ganho por João Seco, do Clube Karate Penacova; a “Atleta feminina” foi Célia Alves, da Associação Recreativa Casaense; Bernardo Pineu, da AMDK-P, conquistou o prémio “Atleta revelação masculino”; e a “Atleta revelação feminina” foi Ema Pineu, da AMDK-P.
Pedro Batista, da União Popular e Cultural de Chelo, arrecadou o prémio “Treinador”.
A Taça de Portugal Downhill, da União Desportiva Lorvanense, conquistou o prémio “Evento” e o prémio “Desporto Escolar” distinguiu Francisco Carvalho (natação), tendo Fernando Almeida (Condeixa Atletismo) alcançado o prémio “Mérito”.
Teodora Ralha, da União Popular e Cultural de Chelo, foi distinguida com o prémio “Dedicação”, e Sérgio Ferraz, da União Desportiva Lorvanense, conquistou o prémio “Carreira”.