Através de Conferência de Imprensa, realizada no passado dia 16 de Maio, no emblemático espaço dos Fornos da Cal, em Casal de Santo Amaro, que foi requalificado pelo então presidente da Câmara, Dr. Joaquim Leitão Couto, ficou a saber-se que o executivo tem agendado para esta época de veraneio, o programa «Há Festa na Aldeia», entre Junho e Setembro, excepto Agosto, pois é neste mês que a maior parte das aldeias protagonizam as suas festas tradicionais, como referiu o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra.
Estando ladeado pelos presidentes de Juntas de Freguesia de Lorvão (Mário João Escada), de Carvalho (Alcino Francisco), de Sazes de Lorvão (Luís Manuel Pereira) e de Figueira de Lorvão (Fernando Edmar Rodrigues), Álvaro Coimbra salientou a importância desta iniciativa, que tem como objectivo «levar a oferta cultural a todo o concelho, valorizando desta forma os grupos e associações que têm uma grande influência no seio das populações, depois de dois anos de paragem». Sendo uma organização cujo «investimento não é muito significativo, tanto mais que o Município não tem grandes posses, mas será um motivo para que as pessoas convivam em tempo de verão, sobretudo ao domingo», como afirmou Álvaro Coimbra, deixando a certeza de que «será uma iniciativa que será levada a efeito todos os anos, na altura do verão, sempre em locais diferentes e na-medida-do-possível com grupos e artistas diferentes». Não deixou de recordar o Presidente da Câmara que estas iniciativas terão o apoio das respectivas Juntas e Uniões de Freguesia.
O programa elaborado
O programa inicia-se já no próximo domingo, dia 29 de Maio, tendo como palco precisamente os Fornos da Cal, em Casal de Santo Amaro, com a fadista Mariana Assunção.
No dia 5 de Junho, será a vez do Grupo Cantar Travanca do Mondego actuar no Largo das Alminhas, em Agrêlo, na freguesia de Figueira de Lorvão.
Já o Coro Vox et Communio irá actuar, dia 19 de Junho, no Largo de São Sebastião, no Roxo, freguesia de Lorvão.
Em Julho, no dia 3, o Grupo de Concertinas do Caneiro dará um espectáculo no Largo da Igreja, em Friúmes, no território da União de Freguesias de Friúmes e Paradela. E no domingo seguinte, dia 10, será a vez da Filarmónica da Casa do Povo de Penacova dar um concerto no Parque Infantil em Travanca do Mondego.
A programação de Julho encerrará, dia 24, com o grupo de Cavaquinhos da Rebordosa, num espectáculo a decorrer na Associação do Cerquedo, na freguesia de Carvalho.
Já em setembro, dia 11, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense dará um concerto junto à Casa de António José de Almeida, em Vale da Vinha (União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego).
O programa “Há festa na aldeia” encerrará, dia 18 de Setembro, com a fadista Joana Barra, num espetáculo a decorrer no Largo Principal, em Cácemes, freguesia de Sazes do Lorvão.