PENACOVA: homenageou dois presidentes de Câmara

A par das celebrações dos 112 anos da implantação da República Portuguesa, tendo como figura preponderante dessa altura o Dr. António José de Almeida, em cuja estátua, situada no centro da vila, mereceu a colocação de flores, que sendo um penacovense ilustre, é um gesto simbólico de reconhecimento pelo trabalho que desenvolveu durante o seu mandato como primeiro Presidente da República, para além de serem homenageados dois presidentes de Câmara, Maurício Marques e Humberto Oliveira e o concerto em Vale da Vinha, promovido pela Filarmónica Boa Vontade Lorvanense.

Durante a sessão solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente Álvaro Coimbra vincou que o 5 de Outubro é uma data ideal para prestar homenagens a cidadãos que muito fizeram pelo concelho, neste caso dois autarcas que exerceram o cargo de Presidentes de Câmara – Maurício Marques e Humberto Oliveira – e por isso, a partir de agora, farão parte da Galeria dos Presidentes, com o descerramento dos seus retratos oficiais, de autoria de Óscar Trindade, a par de outros presidentes que estão referenciados, como Teófilo Marques Silva, José Alberto Costa, Joaquim Leitão Couto, Artur Coimbra e Manuel Estácio Flórido.

Após estas cerimónias, decorreu um concerto da responsabilidade da Filarmónica Boa Vontade Lorvanense, mesmo defronte à casa que foi do Dr. António José de Almeida, que agora é pertença do Município, adquirida em 2015, quando era presidente Humberto Oliveira, no sentido de criar um museu histórico.

Perante grande assistência, espalhada por todo o Largo com o nome do estadista, foram proferidas palavras por parte do presidente da União de Freguesias de S. Pedro de Alva, Vítor Cordeiro, que se sentiu orgulhoso por toda esta envolvente acontecer na sua freguesia, para além de ser a terra do Dr. António José de Almeida, mais orgulho se acentua quando no coração de S. Pedro de Alva encontramos alta e altiva a estátua do Dr. António José de Almeida.

Seguindo no mesmo diapasão, o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, também citou o primeiro Presidente da República como um grande estadista e por isso «é com orgulho estarmos defronte à casa que o viu nascer».

De seguida entrou em palco a Filarmónica, que iniciou a auscultação do Hino Nacional.
E com esta realização festiva, em Vale da Vinha, levada a cabo pela Câmara Municipal de Penacova, marca também o último evento cultural «Há Festa na Aldeia», que entre Maio e Outubro, proporcionou espectáculos musicais às aldeias mais recônditas do concelho.