PENACOVA: Iniciativa inédita juntou instituições de ensino superior e comunidade local

Um festival de arquitectura, design e artes, concebido pelo “Instituto Pratt” de Nova Iorque e pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, vai ter lugar, em 2025, em Penacova.

Para preparar o evento do próximo ano, professores das duas instituições desafiaram a comunidade local para um encontro, onde foi possível discutir ideias, sinalizar intervenções e ouvir a voz da população sobre o que pretendem para o futuro de Penacova.

«Este contacto próximo com as pessoas é fundamental para perceber que tipo de intervenção deve acontecer aqui em Penacova, no próximo ano. O “Pratt Institute” tem parcerias com várias instituições, em vários países, e julgamos que Penacova tem um potencial enorme para os nossos alunos poderem desenvolver os seus projectos», explicou Maria José Soares, directora de relações internacionais da instituição de ensino superior norte-americana.

O evento “À Deriva” vai contar com o apoio financeiro da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, ao abrigo do Programa UP – Ensino Superior, criado para promover e incentivar a internacionalização das instituições de ensino superior nacionais.

A FLAD distinguiu ao todo, quatro projectos de instituições de ensino superior que demonstrem um compromisso em promover laços mais profundos com congéneres norte-americanas.

«Ao sermos um dos quatro projectos eleitos pela FLAD é sinal de que a ideia é entusiasmante. Existe um elo de ligação comum, que é o rio Mondego, e a partir daqui é possível criar uma narrativa através do trabalho dos nossos alunos. O encontro que tivemos com a comunidade local foi muito importante para ouvir as pessoas e julgo que saíram daqui boas ideias», adiantou Susana Lobo, professora do DARQ – Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra.

O principal objectivo do festival é estabelecer uma parceria entre as instituições de ensino, materializada em soluções sustentáveis e mais inclusivas para o território, tendo o design como ferramenta de pesquisa. Esta experiência colaborativa pretende ainda sensibilizar o público para uma melhor compreensão do impacto do bom design na vida quotidiana e no bem-estar colectivo, envolvendo as comunidades locais em processos participativos de tomada de decisão.

«Estamos muito entusiasmados com este projecto. É o resultado de um trabalho que começou a ser construído há longos meses com o “Instituto Pratt” e, mais tarde, com o envolvimento da Universidade de Coimbra. Não tenho dúvida que será uma grande oportunidade para tornar Penacova um espaço de criação artística, através do olhar de estudantes e professores dos dois países, com a possibilidade de a comunidade local, as nossas tradições, a paisagem e o património, poderem vir a fazer parte do processo», explicou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.

Recorde-se que primeira edição do festival vai decorrer em Julho de 2025, em Penacova, na Casa das Artes Martins da Costa.