Realiza-se no próximo sábado, dia 14 de Outubro, no Mosteiro de Lorvão, o 17.º Encontro Internacional de Coros de Penacova, organizado pela Associação Cultural Divo Canto e que integra a programação cultural da 2.ª mostra de doçaria conventual, promovida pelo município de Penacova.
Para além do Coral Divo Canto https://www.facebook.com/divocanto, o 17.º Encontro Internacional conta com o Coral Valparaíso, de Valladolid e Coral Polifónica San Roque de Vigo, que certamente nos irão proporcionar uma noite memorável, do agrado de todos.
Recorde-se que o Coral Divo Canto é um coro misto amador, constituído por cerca de 30 elementos do concelho de Penacova, fundado em 2003, que comemora este ano o seu 20.º aniversário.
O Coral Divo Canto tem feito um importante trabalho de sensibilização das pessoas do concelho de Penacova para a música coral, realizando frequentemente concertos em diferentes freguesias deste concelho, contando com um repertório bastante eclético, do qual fazem parte composições clássicas, contemporâneas, tradicionais, sacras e profanas.
Enquanto dinamizador cultural do concelho, organiza anualmente o Concerto do seu Aniversário, o Encontro Internacional de Coros de Penacova e um Concerto de Natal para os quais convida coros nacionais e estrangeiros.
Integrado nas comemorações do 20º aniversário, está também a realizar um ciclo de concertos denominado “6 Meses, 6 Cantos” que durante o segundo semestre deste ano decorre em 6 igrejas do concelho, envolvendo os grupos corais litúrgicos
Já percorreu Portugal de norte a sul, contando também com deslocações a Espanha, França e Suíça.
O Coral Divo Canto já teve a oportunidade de trabalhar com várias direções artísticas, nomeadamente com os Maestros Nuno Campos, Gonçalo Rocha e Prof. Celestino Ortet, sendo atualmente dirigido, desde 2009, pelo Maestro Pedro André Rodrigues.