A Câmara de Penacova vai assinalar os 50 anos do 25 de abril com diversos espetáculos musicais, exposições, palestras, atividades desportivas, cinema e a inauguração de um mural de homenagem à “Revolução dos Cravos”.
O mural, de autoria do jovem artista João Carpinteiro Santos, é inaugurado na manhã do dia 25, na entrada do parque de estacionamento da vila. A tarde é preenchida com um encontro de bandas que juntará as três filarmónicas do concelho: Boa Vontade Lorvanense, Casa do Povo de Penacova e Casa do Povo de São Pedro de Alva. O concerto que terá lugar no Largo Alberto Leitão, em frente aos Paços do Município, é precedido por um desfile pelas ruas de Penacova.
As cerimónias do dia 25 contarão também com a participação dos coros Divo Canto e Vox et Communio e com momentos de poesia por Humberto Matias e Ricardo Coelho.
O coro Vox, acompanhado de vários artistas, levará ao palco, em sessão dupla, dia 24 em São Pedro de Alva e dia 26 em Penacova, o espetáculo “Um Menino Chamado Zeca”.
O Agrupamento de Escolas de Penacova junta-se à efeméride com várias iniciativas: aulas de ginástica ao ar livre para toda a população, sessões de cinema e exposições, em parceria com o Museu do Aljube, Resistência e Liberdade.
As comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril iniciam-se esta sexta-feira, com o colóquio “Conversas em Igualdade” que junta mulheres que desempenharam cargos autárquicos desde o pós-revolução até aos dia de hoje.