PENACOVA: Município assinala amanhã (18 de Dezembro) os 120 do nascimento de Vitorino Nemésio

Do programa consta uma recriação histórica que terá lugar no núcleo de moinhos de vento da Portela de Oliveira, um dos locais favoritos daquele a quem David Mourão Ferreira chamou “o moleiro das palavras”.

O momento intitulado “Se bem me lembro…cento e vinte anos de Nemésio”, numa alusão ao programa que apresentou na RTP, terá lugar junto a um dos moinhos que chegou a ser propriedade do ensaísta e comunicador.

Num segundo momento, a decorrer no auditório municipal, terá lugar uma sessão evocativa que contará com intervenções dos presidentes de câmara de Penacova e Praia da Vitória (Açores), municípios geminados, precisamente, pela ligação histórica de Vitorino Nemésio aos dois concelhos.

A sessão contará também com a intervenção de Luíz Fagundes Duarte, filólogo e professor da Universidade Nova de Lisboa, responsável pela coordenação editorial da coleção da obra completa de Vitorino Nemésio.

Os momentos musicais estarão a cargo de Ivandro Meneses e alunos da Escola de Artes de Penacova.

Vitorino Nemésio nasceu na Praia da Vitória, Ilha Terceira, a dezanove de dezembro de 1901 e foi uma personalidade marcante da cultura portuguesa do século XX, desenvolvendo a sua atividade como jornalista, professor, escritor e ensaísta.

A obra literária de Nemésio distribui-se pela poesia, pela ficção e pela crónica. O romance “Mau Tempo no Canal” é considerado como um dos grandes romances da literatura portuguesa.

Morreu em Lisboa, a vinte de fevereiro de 1978.