PENACOVA: Município gemina-se com Épône e homenageia comunidade portuguesa em França

A vila de Épône, em França, situada a 45 quilómetros de Paris é, a partir de agora, “irmã” de Penacova.

A Carta de Amizade foi assinada no último fim-de-semana, naquela localidade da região de Yvelines, pelos presidentes de câmara Álvaro Coimbra e Ivica Jovic.

Em Épône existe uma forte comunidade portuguesa e uma associação que tem sido presidida, ao longo dos anos, por penacovenses.

A Associação dos Portugueses de Épône assinala este ano 50 anos de existência e tem ao leme Sara Simões, filha de Arménio Simões que foi presidente durante quase duas décadas.

«São várias as semelhanças entre Penacova e Épône. Desde o património histórico, ao natural, mas sem dúvida que a história da associação de portugueses, muitos deles oriundos do nosso concelho foi decisiva para avançarmos com esta geminação», explicou Álvaro Coimbra.

O presidente da Câmara de Épône, Ivica Jovic destacou a dinâmica que a associação tem protagonizado na comunidade local e o seu espírito empreendedor.

«Os meus tios emigraram para França e sei bem dos sacrifícios que tiveram de fazer até estabilizar a sua vida. Tenho uma admiração muito grande por todos os que deixam a sua terra para tentar uma vida melhor», afirmou Álvaro Coimbra.

Para Sara Simões, presidente da Associação de Portugueses, esta geminação é o concretizar de um desejo do seu pai. «Era um sonho que ele queria realizar mas infelizmente não foi possível. Só tenho a agradecer, do fundo do coração, às câmaras de Penacova e Épône, este dia inesquecível».

A cerimónia de assinatura da Carta de Amizade contou com a presença de Mónica Lisboa, Cônsul Geral de Portugal em Paris.